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Fiat 147 – Por que ele foi sucesso?

A montadora FIAT lançou em 1976 o modelo 147, que a princípio, não tinha nada que chamasse a atenção, tendo sido lançado sem muita expectativa.

Acontece que o lançamento do FIAT 147 foi um sucesso, o que fez com que a fábrica da empresa, que havia sido instalada em Betim, na cidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, fosse para fora doe estado, tamanho o sucesso do veículo nos mercados.

O modelo foi baseado no carro italiano 127, lançado no ano de 1971. Logo assim que foi lançado, foi considerado o carro do ano, pela imprensa especializada de diversos países e, no ano de 1975, se tornou o veículo mais vendido na Europa, chegando à marca de 500.000 unidades.

Quando foi lançado, o modelo tinha um desafio grande, pois iria competir com o Fusca, com o Chevette e com a Brasília, todos eles sucessos de vendas no Brasil.

Assim que lançado, o FIAT 147 foi denominado “carrão pequeno”, o primeiro veículo nacional com motor transversal. Antes de ser lançado, o veículo foi testado por mais de um milhão de quilômetros a fim de pôr em prova a estrutura, o desempenho, o consumo, a robustez da suspensão e da tração dianteira.

Apresentado ao público no ano de 1976 no Salão de Automóvel, no lado de fora do Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, possui um circuito de 300 metros de extensão, onde um funcionário da fábrica levava os curiosos para darem uma volta no modelo.

Possuía uma potência tímida, embora não fraca, com uma tecnologia mais avançada que a dos seus concorrentes, conseguindo ter uma performance parecida com a dos outros carros da época, mas com uma eficiência maior no que diz respeito ao consumo de combustível.

Era um veículo com motor 1.0 que fazia páreo com os concorrentes de 1.4 e 1.6, ainda fornecia uma economia no combustível. Isso se dava graças ao seu baixo peso e pequenas dimensões.

Possuía um bom espaço interno, modernizado, ergonômico, além de possuir o estepe junto ao motor, liberado mais espaço, aumentando mais ainda o bom espaço do porta-malas traseiro.

Tinha diversas categorias, como o Hatch, o Sedã Compacto, a Perua e a Pequena Picape.

Foi sucesso de vendas até 1984, onde teve a sua linha de produção finalizada.

 

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Golf GTI – Por que ele é sucesso?

Um dos carros mais cobiçados do Brasil, o Golf GTI é o modelo hot hatch que esbanja potência e elegância.

O que faz o Golf GTI ser um sucesso não é apenas o seu motor e desempenho, o conforto e o visual dele também chamam a atenção, esbanjando elegância, com desenhos e linhas sóbrias, no melhor estilo alemão, o que faz a diferença em relação aos outros veículos.

A parte da frente do veículo possui uma grade com estrutura com colmeia exclusiva, além de ter um para-choque único. Possuindo o logotipo GTI e o aplique de vermelho que invade os faróis, a sua dianteira impressiona pelo visual.

Na parte de trás do veículo, a montadora deixou o nome GTI, com a logo na parte esquerda da tampa do porta-malas, um pouco acima do escape com ponteira dupla.

Suas rodas de liga leve Austin, com aro 18, em acabamento diamantado e o teto solar panorâmico deixam o veículo ainda mais bonito.

Já na parte de dentro do veículo, os bancos de tecido xadrez dão um traço de personalidade do veículo, reforçando o seu estilo esportivo, tendo um painel emborrachado, com encaixes perfeitos, além de apliques em aço escovado, detalhes em preto brilhante e pontos de LED.

Escolhendo um pacote diferente, o Sport, você deixa o interior do veículo todo revestido em couro, mantendo a elegância, deixando o carro ainda mais charmoso.

Seu espaço interno é muito bem aproveitado, dando para transportar três adultos na parte de trás do carro de forma confortável.

Já o motor do veículo é o 2.0 TSI, à gasolina, que conta com 220 cavalos a 4.500 rpm. Seu desempenho é único se comparado aos outros veículos da sua faixa de preço.

O câmbio é automático, cotendo seis velocidades. Com tanta potência, o seu sistema de frenagem também é digno do carro, contendo freios a disco maiores, ventilados na dianteira, a fim de otimizar o resfriamento, o Golf estanca dos 100 quilômetros por hora em aproximadamente 36 metros.

Sua tecnologia e dirigibilidade são invejáveis. Contendo tudo o que você precisa e muito mais, o Golf tem tudo para você chamá-lo de seu. Ele só está te esperando.

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Câmera de ré

Cada vez que os anos passam, mais acessórios são criados e implantados nos veículos, tudo no intuito de facilitar a vida do motorista, oferecendo a ele mais conforto e segurança.

A união das inovações tecnológicas com os veículos, cada vez mais apresentando novas tendências, faz com que todos os envolvidos saiam ganhando. O motorista fica feliz ao perceber que o seu veículo possui acessórios capazes de ajudá-lo no controle e na direção, proporcionando segurança e um conforto que vai ganhando mais espaço nos veículos. As montadoras de carros também saem ganhando, pois os seus veículos mostram o diferencial, o algo a mais que faz com que sejam vistos, admirados e comprados.

E falando de acessório, um dos que mais ajuda o motorista é a câmera de ré. E será sobre ela que este texto falará hoje.

 

Aplicações da câmera de ré

Um dos itens que vem ganhando em responsabilidade e tornando-se indispensável para a maioria dos carros, a câmera de ré chegou ao mercado e já não é mais encontrada apenas nos veículos importados. Hoje você tem a possibilidade de instalá-la no seu veículo com um investimento de R$ 400,00.

Muitos motoristas acreditam que esse serviço é caro, o que faz com que esse acessório não seja tão procurado. Mas acontece que, graças ao mercado chinês, o valor desses equipamentos é relativamente barato. Talvez o que possa “encarecer” o serviço é a tela de DVD, onde a imagem da câmera aparecerá. Isso faz o valor do serviço chegar a R$ 1.000,00.

Para muitos, pode ser considerado caro, mas ao analisar a fundo, o investimento ajudará você a não perder dinheiro com arranhões e pequenos amassados conseguidos quando foi estacionar de ré, o seu carro.

 

Como é a instalação da câmera de ré?

O serviço de instalação é muito simples. Apenas dois fios são necessários para que o sistema possa funcionar. Um fio ficará ligado na entrada do auxiliar o DVD e o outro ficará no sistema, que jogará a imagem para a tela, logo assim que o motorista engatar a ré.

 

Quais são os tipos de câmeras de ré?

Existem três tipo de câmeras de estacionamento: a que vai embutida no para-choque, uma que é fixada no lado de fora do carro, em cima da placa e outra que ficara parafusada na parte de dentro do vidro, na mesma posição da luz assistente de freio.

Todas essas câmeras podem ser instaladas em qualquer veículo.

 

Benefícios da câmera de ré

Sendo um dos acessórios que mais ajuda ao motorista, a câmera de ré possui diversos benefícios.

Entre os mais conhecidos, estão:

  • Facilidade para efetuar as manobras;
  • Evita a colisão com moto ou qualquer outro veículo que esteja parado, podendo evitar até o atropelamento de uma pessoa;
  • Ampla visão periférica do espaço onde será colocado o veículo;
  • Visualização noturna completa do espaço, graças à tecnologia de visão noturna;
  • Filmam e transmitem as imagens em tempo real da traseira do veículo, ajudando a vida do motorista, principalmente quando se fala dos pontos cegos.
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Fiat Argo – Possante de Terça

É bonito, tem um design esportivo, chama a atenção, vem se tornando o queridinho do mercado, pois alia beleza, sofisticação e desempenho.

É o Hatch premium mais completo da categoria.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o Argo? Vamos a ele.

 Características do Argo

A começar pelo slogan. “Um projeto como você nunca viu”. A sua apresentação dispensa comentários. Você nunca viu tanta sofisticação num carro como você vê no Argo.

Design

Combinando o interior sofisticado do carro com a tecnologia, o design do Fiat Argo foi inspirado nos modelos italianos. Um projeto que une modernidade, robustez e elegância.

Espaço interno

Feito para surpreender você. Todos os itens do espaço interno foram feitos pensando unicamente em você, a fim de te impressionar e facilitar a sua vida. O acabamento interno de qualidade superior, possui um visual sofisticado, são muitos itens de conforto e muito espaço.

Comandos no volante, Portas USB e Ambiente Lights

Não são apenas pequenos detalhes. Pensando no melhor conforto e na ergonomia para o motorista, o volante do Argo possui comandos que controla as funções do rádio e do telefone de maneira prática e segura.

No Argo, para te manter sempre conectado, você contará com portas com entrada USB dianteiras e traseiras.

Ainda para melhor te oferecer conforto, os porta-copos do Fiat Argo contam com um Ambiente Lights, que iluminam o local.

Faróis

Um brilho a mais nas ruas. Projetados com parábolas duplas e guias de LED, os faróis do Fiat Argo emitem um facho de luz maior, ajudando na condução do veículo à noite, tornando a viagem mais segura, além de contar com um design único.

 

Central Multimídia Uconnect

Sempre conectado. A Central Multimídia Uconnect do Argo tem tudo o que você precisa, numa tela touch com 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Rádio Am/FM, Áudio Streaming, USB, Conexão Bluetooth e muito outros aplicativos.

Keyless

Entre sem encostar nas chaves. Você não precisa das chaves para entrar no Fiat Argo. A tecnologia Keyless Entry’N’Go identifica a proximidade da chave e destranca o carro automaticamente. Além disso, para dar partida no carro, basta apenas acionar o botão de ignição.

Computador de Bordo, Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento

Você estará sempre no comando. O Argo possui um computador de bordo com mais de 70 funções, configuráveis, que informam as condições do veículo.

A câmera de ré fica localizada na traseira do Argo e é acionada sempre que a ré é engatada. Ao ser engatada a ré, sensores sonoros são emitidos, a ponto de auxiliar o motorista na manobra.

Câmbio automático

Conforto com 6 velocidades, para que você encare os desafios e o estresse do trânsito com muito mais conforto.

Ar Digital

Clima perfeito para guiar. O sistema de ar-condicionado do Argo permite ao motorista ajustar a temperatura, deixando-a precisa para todos os integrantes do veículo.

Tilt Down, Folding e Puddle Lamps

Ao engatar a ré no Argo, o sistema Tilt Down ajusta automaticamente o retrovisor direito, ajudando nas manobras.

Ao sair e travar o Argo, o sistema Folding, sistema de rebatimento elétrico, recolhe os retrovisores, automaticamente.

Pensando na sua segurança, ao sair do carro, o Puddle Lamps acende luzes que iluminam o chão.

Motores

Um motor para cada perfil. Com motores Firefly 1.0, 1.3 e E.torQ 1.8, o Argo oferece alta performance, confiança e economia de combustível.

Direção elétrica

Direção mais leve. Melhor do que a direção hidráulica, a elétrica tem respostas mais rápidas e eficientes aos comandos dos motoristas.

Start stop

Menos poluição, mais autonomia. O sistema Star e Stop desliga automaticamente o motor quando o veículo para, religando o motor ao detectar que o pedal de embreagem foi acionado.

Rodas de liga leve

Vai além da esportividade. As rodas de liga leve garantem mais sofisticação e personalidade ao carro. Além disso, deixam o veículo mais leve, diminuindo o consumo de combustível.

Controle de estabilidade e tração

Sempre estável. Em qualquer curva feita, os sistemas de estabilidade e a tração presentes no Argo o estabilizam, acionando o freio ou reduzindo o torque.

Hill Holder

Ajuda na hora de partir. Um sistema que mantém os freios acionados até que as rodas tenham a força necessária para arrancar.

Freios ABS, AirBags e Isofix

Os freios ABS distribuem automaticamente a pressão dos frios nas rodas, evitando os seus travamentos.

Para maior segurança, o Argo possui 2 airbags e 2 sidebags.

Com o Isofix, existe uma trava de uso rápido e prático, para instalação de Bebê Conforto ou cadeirinhas de criança.

Antiesmagamento, Sensor de chuva e Sensor Crepuscular

O vidros elétricos do Argo possui um sistema Antiesmagamento, que faz com que o vidro mude de direção caso haja algo o impedindo.

Os limpadores de para-brisas são acionados automaticamente ao primeiro contato com água.

Num ambiente com pouca iluminação, os faróis do Argo são acionado automaticamente.

 

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Led Neon Adesivo para Tunar o seu carro!

Muitas pessoas gostam de estilizar o seu veículo, deixando-o ao seu gosto. Isso causa muita polêmica, pois gostos são diferentes e nem sempre o que é bom pra um, será para o outro. Mas tirando esse lado polêmico, é bonito você ver passando pelas ruas um carro turnado.

E geralmente, você tunar seu carro é deixá-lo como você quer ou então, colocá-lo igual a outro modelo que você viu, mais famoso. E existem diversas demonstrações de como o gosto é peculiar.

Ao passar pelas ruas, ainda mais à noite, pode-se perceber diversos carros tunados. São incrementações de acessórios que os fazem ser únicos.

E existem diversas formas para deixar o seu veículo tunado. Você pode modificar as rodas, o teto solar, capô, a pintura do veículo, rebaixar o carro, colorir o interior, enfim, uma infinidade de acessórios pode ser colocada e transformar o seu veículo. E uma das que mais chamam a atenção é o Led Neon Adesivo.

Esse Led é colocado numa parte do veículo, dando o efeito de luminosidade. Faz uma diferença em relação aos outros veículos porque será posto a cor que você quiser e a tonalidade conseguida será a que desejar.

O Led Neon Adesivo dará ao seu veículo um aspecto mais iluminado, uma sensação de brilho e uma visualização única do seu possante. Deixam o seu carro com um estilo mais moderno e esportivo.

Existem centenas de acessórios legais para o seu veículo e diversas modificações que você pode aplicar nele, ficando ao seu critério quais e onde irá modificar. Lembrando que tunar um veículo é questão de gosto e, evidentemente, você tem que fazer o que você acha que é legal, que fica bom. Não o que os outros vão pensar.

Quais itens podem ser tunados no veículo?

Existem alguns itens que podem ser modificados no seu veículo. Esses itens podem ser as rodas, inclusão de um “falso” teto-solar, lavadores de para-brisas, faróis, conta-giros, tapete, aerofólio, capôs, cor do veículo.

Você pode modificar o seu veículo, deixando-o como quer. Se não quiser nada que mude drasticamente o carro, opte pelo Led Neon Adesivo.

Seu carro mais bonito e com a sua cara!

 

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Onix – Por que ele se tornou um sucesso?

O carro da Chevrolet, Onix, se tornou um fenômeno no Brasil, ocupando a primeira colocação dos carros mais vendidos do país.

Com um preço acessível, design da última moda, uma beleza imponente e um estilo único, o Onix vai se consolidando como o queridinho do Brasil, tamanho o seu custo-benefício e todas as atratividades que ele oferece.

Mas o que será que faz do Onix o carro um sucesso no país? Por que tantas pessoas querem comprar esse modelo? Qual segredo para se fazer tanto sucesso assim?

Qual o segredo do carro Onix?

Ter por trás do seu nome uma companhia forte como a General Motors, contar com todas as suas lojas espalhadas por todos os cantos do país, faz com que seja de impacto o lançamento do veículo. Além de todo esse suporte, as campanhas de marketing, divulgando o veículo, mostrando a sua força, chamam a atenção das pessoas, ainda mais aquelas que desejam comprar um veículo.

Ao verem a propaganda do Onix, não têm dúvidas de qual modelo comprar. E o Onix pode ser encontrado em diferentes versões, o que beneficia aquele que deseja tê-lo como veículo. Basta escolher a que mais lhe agrada.

Outro segredo da companhia é a ótima relação preço-equipamentos. Os veículos da GM, quando não são os mais baratos, na comparação com outros, são os que oferecem o melhor pacote de itens.

O Onix se encaixa perfeitamente nesse quesito. Hoje em dia, os veículos são vendidos porque possuem painel multimídia, o que facilita a vida do motorista. E o Onix oferece esse recurso desde o seu modelo de entrada.

Uma definição que pode ser dada ao veículo é que, por fora ele tem um estilo de Hatch médio. Por dentro, o estilo de carro premium.

Por que tantas pessoas querem comprar o Onix?

O Onix é um veículo que está se vendendo sozinho. As pessoas querem comprá-lo porque ele oferece o que elas querem. Conforto, segurança, beleza, sofisticação. Você encontra todos esses predicados em todos os modelos do Onix.

O valor do veículo também chama a atenção. Suas versões variam de R$38.990 a R$ 58.690.

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Possante de terça: Carro da semana – Stilo

Um carro que tem estilo até no nome. Assim é o Stilo. O veículo Hatch desenvolvido pela Fiat para substituir o Brava, que já não conseguia mais competir com outros veículos de outras montadoras. Com isso, surgiu a ideia de desenvolver um veículo totalmente novo, imponente, estiloso, robusto, que logo se chamaria Stilo.

O modelo Stilo chegou ao mercado brasileiro em 2002, cheio de estilo e status, inovando em itens que nunca foram vistos em veículos nacionais. Com o passar dos anos, seus modelos foram evoluindo, sem aparentar muita mudança, mantendo sempre o estilo que consagrou o veículo.

Mantendo-se sempre como um veículo Hatch médio com bom espaço para quatro passageiros, o Stilo fideliza os seus donos, tamanho o conforto que ele oferece, além de toda a beleza presente no veículo, ganhando sempre novas adaptações com o passar dos anos, fazendo com que, por mais que venha sendo inovado, o veículo não perca a sua essência.

Um veículo muito bonito e estiloso que encantou diversas pessoas e desfilou pelas ruas do país sempre com muita classe.

Ao longo dos anos, foram lançadas versões diferentes do veículo, que serão mostradas abaixo.

 

 

Modelos e versões do Stilo

O Fiat Stilo deu as caras no mercado brasileiro no final de 2002, com o modelo 2003 do carro. Nas versões 1.8 8V, 1.8 16V e o 2.4 20V Abarth, conhecido como FiveTech, com o moto parecido com o do Marea, mas com 7 cavalos a mais.

Em 2005 foi lançada a versão Schumacher Season, aproveitando a onda de vitórias do piloto alemão na Fórmula 1. Sem muita inovação, continha apenas alguns apliques estéticos, como a assinatura do piloto na lateral da carroceria.

No ano de 2006, o Stilo passou a contar com os motores flex, aceitando tanto álcool quanto gasolina como combustíveis.

Um ano depois, a Fiat lançou uma nova versão do Stilo, denominada Sporting, com motor 1.8 8V Flex, que vinha com ar-condicionado e rádio de série. O Rádio Connect tinha entrada para CD, USB, IPod, leitor de MP3/WMA, viva-voz pelo Bluetooth, teto solar Sky Window e Piloto Automático.

No ano de 2008, surgiu o modelo com transmissão automática, o Dualogic, contendo algumas modificações, como retoques nas lanternas dianteiras e traseiras, novos para-choques dianteiros e frisos cromados.

Já em 2009, a Fiat decidiu parar de produzi-lo, lançando a versão BlackMotion, considerada a versão top de linha. Na cor preta, mas com das tonalidades diferentes, o Vesúvio e o Vulcano, veio equipado com airbag duplo, freios ABS, câmbio automático Dualogic que traz borboletas atrás do volante para a troca de marcha, ar-condicionado digital, direção elétrica, controlador de velocidade. Todos os itens para fazer com que o veículo diga adeus ao mercado e deixe saudades.

Foi reestilizado, ganhou preço acessível e conquistou milhares de pessoas. Foi substituído pelo Brava, em 2010, deixando assim, de ser fabricado pela Fiat.

Foi eleito pela revista “Quatro Rodas” como a compra do ano, em 2008.

É um veículo que deixou e deixa saudades. 

 

 

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Presilhas de roda – Deixe seu carro mais estiloso!

 

Quando você adquire um carro novo ou quer deixar o seu mais bonito, é normal colocar alguns acessórios que o farão ter um novo estilo. Esse estilo em muito se assemelha com o dono, logo é certo dizer que o veículo “é a cara do dono”.

Isso se dá quando há certos elementos que podem ser adicionados ao veículo, sem que este sofra alguma alteração técnica, mecânica. O intuito de embelezar o carro não poderá atrapalhar a sua funcionalidade. Portanto, é preciso cuidado na hora de estilizar o carro.

A estilização do veículo pode se dar de diferentes formas: mudança no banco do veículo, colocando um de couro, alteração no farol, insulfilm nos vidros, rodas com aros estilosos, diferentes.

Há quem goste de colocar caixas de som potentes no carro, um bom DVD para embalar a viagem, enfim, diversos acessórios que fazem o seu carro se diferenciar de outros modelos, ficando do jeito que você quer.

Em muitos desses casos, esses itens são apenas para enfeitar, dar uma nova cara ao veículo. Mas o que muitos se esquecem é de um item importantíssimo para os veículos: segurança. Mais precisamente, presilhas de rodas.

 

O que é presilha de roda?

Presilha é o item responsável por fixar e suportar a roda do veículo. Geralmente elas são fabricadas em plástico, mas também podem ser encontradas em metal.

Infelizmente, a presilha é um item que não recebe muito valor, embora seja extremamente importante. Ela que fará a fixação do parafuso na roda, impedindo que este fique folgado ou solte. A importância dela se faz presente quando a sua segurança é aumentada. Um item básico que foi desenvolvido para aumentar a segurança de quem dirige e dos passageiros que são transportados.

Para cada veículo, existe um tipo de presilha específico. De acordo com o material ou o lugar onde haverá a inclusão da presilha, você poderá escolhê-la, seja de plástico ou de metal. Esse tipo de material se ajustará ao local ou a peça que você fará a modificação.

É de extrema segurança que, ao optar pelo uso de presilhas, elas sejam todas fixadas, pois estão sempre em conjunto. Caso alguma dessas presilhas solte, ou se desgaste, o que é natural, é recomendado que se troque todas as outras presilhas também, justamente para equilibrá-las e mantê-las novas e seguras.

 

Existem outros tipos de presilha?

Sim. Existem outros tipos de presilhas que são utilizados para fixar ou suportar outras peças do veículo.

Em muitos casos, as presilhas são até mais importantes do que a peça propriamente dita. Isso se dá porque, num exemplo, houve uma troca do forro interno do veículo, onde foram colocados materiais com qualidade maior aos do que estavam, e não houve a troca das presilhas. Com isso, pode acontecer do forro todo se soltar, justamente porque não houve uma troca de presilhas.

É importante frisar que, sempre que houver a troca de alguma peça do veículo, as presilhas que a sustentam também deverão ser trocadas.

 

 

 

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O que é nitro e como ele funciona no seu carro.

O nitro aumenta o desempenho do motor no momento quando é utilizado, fazendo com que o automóvel desenvolva muito mais velocidade nas estradas.

O nitro, é uma abreviação para como o óxido nitroso (ou protóxido de nitrogênio) é chamado no meio automobilístico. Esse gás é incolor e se apresenta na natureza com duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, consistindo na fórmula química N2O.

Como agente inalatorio, é usado na área medica e odontológica, esse composto tem ações anestésicas fracas quando inalado, mas traz efeitos analgésicos mais significativos e diluição sanguínea pouco eficaz. No setor industrial é famoso o seu uso nos motores de carro.

O nitro (oxido nitroso) é usado nos motores de automóveis com objetivo de aumentar sua potencia, aumentar de forma instantânea o torque e o desempenho da maquina. O gás fica armazenado dentro de um cilindro, na maioria das vezes é instalado no porta-malas do carro, e é acionado pelo condutor do veiculo.  O gás liberado provoca uma explosão muito maior dentro de cada câmara de combustão do motor e o carro chega a altas velocidades. O ganho de potência pode chegar a até 40% sobre o normal da máquina, perdurando por um período de 15 a 45 segundos, dependendo do tamanho do compartimento traseiro, mas aumentando até 80% do consumo de combustível ao longo do processo, em compensação.

O nitro fica armazenado no cilindro na forma liquida e sob uma altíssima pressão, quando o motorista aciona a liberação do nitro, através de um controle no painel do carro, o N2O em estado liquido é desprendido por uma válvula ate o motor do carro, onde se transforma para o estado gasoso. O gás resfria o ar interno do equipamento, e com gases frios ocupam menos espaço permitindo maior injeção de combustível e mais moléculas de oxigênio criando um aumento de massa de comburente para a queima. Além dessa ampliação volumétrica da mistura de gás, combustível e oxigênio, a baixa temperatura reduz a densidade da combinação e ainda presta grande auxílio na refrigeração do motor, que passa a operar com mais potência sem correr o risco de esquentar e fundir.

 

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O que é e para que serve o crossover

Crossover no som automotivo: qual sua função

O que mais incomoda os apaixonados por som automotivo são os “buracos” no som e os cancelamentos. Se o gerenciamento das frequências não estiver correto, pouco importará a potência já que o conjunto não será reproduzido com qualidade. Essa é uma preocupação de quem participa de campeonatos ou ainda de quem apenas aprecia qualidade sonora.

Para que isso não ocorra é importante que o conjunto de som tenha um crossover. É função dele distribuir de maneira correta e uniforme as faixas de frequências que cada componente irá atuar. Através dele será possível ter a máxima qualidade sobre cada alto-falante instalado.

Resumindo, sem o crossover tanto subwoofers, drivers e tweeters receberão a mesma frequência, o que prejudica o desempenho das funções específicas de cada um. Além disso, a ausência do equipamento pode ainda causar distorções no som, enfraquecimento de autonomia e até mesmo a queima dos alto falantes. 

 

 

Divisor de frequência

Você poderá procurar uma outra solução, mas somente o crossover poderá fazer essa divisão de forma eficiente. Ele recebe o sinal enviado pelo CD/DVD player e envia aos altos falantes a faixa adequada para cada um. Com ele há harmonização do som e por isso, alta qualidade.

Com a configuração adequada do crossover os componentes receberão suas faixas de frequência específicas:

  • Subwoofer receberá apenas as frequências graves;
  • Driver receberá apenas as frequências médias altas;
  • Tweeter somente as frequências agudas;

 

Faixas de atuação do crossover

Os crossovers do mercado apresentam atuações diferentes e alguns fazem apenas um tipo de corte outros possuem a faixa restrita, mas todos irão usar as nomenclaturas explicadas a seguir:

High Pass

Um crossover do tipo passa alta (“high pass”) é um filtro que permite que frequências acima de um certo valor passem sem serem filtradas, e as abaixo do mesmo ponto continuam a passar pelo filtro, mas são atenuadas de acordo com a curva do crossover.

Low Pass

Um crossover do tipo passa baixa (“low pass”) é justamente o oposto, as baixas frequências passam, mas as altas são atenuadas.

 

Configuração correta é essencial

Apesar da sua funcionalidade bastante específica, o desempenho perfeito do crossover está relacionado a sua correta configuração. É importante que as faixas sejam definidas de maneira assertiva, para que a distribuição das mesmas dê o resultado esperado.

Assim, é importante que você procure um crossover com amplas faixas e que permita o ajuste dos cortes de frequência. Também é importante que ele tenha vias de passa-faixa o que permitirá que você defina exatamente o inicio e fim da atuação de cada componente.

Como dica, podemos exemplificar um corte de um sistema de 4 vias:

Subwoofer – 40Hz á 180Hz

Mid Bass – 180Hz á 1kHz

Driver – 1kHz á 8kHz

Tweeter – 8kHz á 20kHz

 

Filtro subsônico

Os filtros subsônicos eletrônicos são encontrados nos crossovers como um recurso adicional. Normalmente, é um recurso ajustável que pode ser programado para funcionar conforme a necessidade de cada sistema de áudio.

O modelo de crossover da Hinor, o HX 4000 possui o filtro subsônico na via de baixa e também passa faixa para as outras vias. Assim, as faixas de frequência ficam em:

VIA LOW

– SUBSONIC FILTER: Corte ajustável de 20 Hz a 50 Hz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;

– LOW PASS: Corte ajustável de 50 Hz a 200 Hz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;

– Controle de ganho ajustável.

– Seletor de fase 0º á 180º.

VIA MID LOW

– HIGH PASS: Corte ajustável de 80 Hz a 200 Hz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;

– LOW PASS: Corte ajustável de 500 kHz a 5 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;

VIA MID HIGH

– HIGH PASS: Corte ajustável de 700 Hz a 4 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;

– LOW PASS: Corte ajustável de 1 kHz a 20 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;

VIA HIGH

– HIGH PASS: Corte ajustável de 5 kHz a 12 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;

– LOW PASS: Corte fixo em 22 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª

 

Vale ressaltar que para um bom desempenho é preciso que o projeto do som automotivo seja harmônico e que considere a qualidade individual de cada um dos componentes.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a funcionalidade do crossover, veja este vídeo do nosso engenheiro de projetos, Maichel Gerstberger.

https://www.youtube.com/watch?v=qvwsIfrdnFE

 

 

 

 

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