Últimas postagens

Universo Tunning #190 – Adesivos Sticker Bomb

Os adesivos Sticker Bomb conquistam cada vez mais adeptos a seu estilo. Os adesivos lembram muito o estilo livre dos grafiteiros de rua. Expressam uma identidade única e diferenciada da maioria. Existem centena de modelos disponíveis, desde caveiras, memes, marcas famosas… Basta escolher o modelo que mais se identifica com você. Pode-se colocar em partes exteriores do carro como o capo, rodas, retrovisores, para- choque, para-lama.  Se preferir na parte interna do carro como painel e portas. É importante utilizar material de boa qualidade na impressão do adesivo para que você não tenha dor de cabeça no futuro se quiser retirar o mesmo.

universo-tuning-190

Leia Mais

Dica Hinor – Por que ficar atento com a escolha dos cabos RCA?

Os cabos de RCA são cabos extremamente importantes na hora da instalação do som automotivo. Normalmente alguns iniciantes no tema costumam fazer um bom investimento no som e esquecem que a qualidade dos cabos é muito importante. A utilização de cabos de origem duvidosa pode resultar em dores de cabeça. É muito comum relatos de ruído no som devido a utilização de cabos ruins, que oxidam facilmente. A dica é sempre utilizar cabos de boa qualidade, de preferência com dupla blindagem, com bons revestimentos. Ponteiras banhadas a níquel ou ouro ajudam a evitar a oxidação além de serem excelentes condutores.

dica-cabo-rca

Leia Mais

Universo Tunning #189 – Manopla Esportiva

O câmbio do carro pode passar despercebido para qualquer motorista, mas nunca para um verdadeiro amante do tuning.

A manopla tem um preço acessível para todos os consumidores e centenas de modelos customizados. São cores, modelos com caveiras, rostos de personagens do cinema, entre outros. Há modelos caros também, como por exemplo modelos com cristais e pedras preciosas.

Vale salientar que as manoplas têm a função ergonômica de ser a interface entre o condutor e a alavanca de transmissão manual.

universo-tuning-189

Leia Mais

Dica Hinor – O que é um mega capacitor? E para que serve?

Um mega capacitor tem a função de auxiliar a bateria na alimentação dos amplificadores aumentando sua segurança e desempenho do sistema por inteiro.

Um mega capacitor consegue “armazenar” energia e fornecê-la em um tempo muito mais curto comparado com a bateria comum. Quando está tocando um estilo musical como o hip-hop onde há picos de grave na música, uma bateria comum não conseguiria enviar toda a energia necessária para o amplificador. Isso porque há um limite de saída de energia. Então, o mega capacitor se encarrega de enviar o resto para que se possa o obter o máximo de desempenho dos equipamentos.

A diferença entre os dois é simples o mega capacitor armazena quantidades muito inferiores de energia, porém consegue envia-las ao módulo muito rápido, já a bateria armazena muito mais energia, porém libera de uma forma reduzida para o amplificador.

dica-capacitor

Leia Mais

Universo Tunning #188 – Pedaleira Esportiva

A maioria dos carros saem da concessionária com os mesmos detalhes, mesma cor, acabamento… Quando pensamos em começar a personalização as opções podem ser infinitas. Quanto mais modificamos nosso veículo, mais itens aparecem para modificar. Uma desses itens são as pedaleiras, do acelerador, embreagem e freio.

As pedaleiras não estão no topo de prioridade na hora de reestilizar o seu carro, mas para quem gosta de um tuning 100% perfeito elas também terão sua devida atenção.

Mas tenha cuidado ao fazer a instalação. Utilize as pedaleiras indicadas para o modelo do seu veículo. Você mesmo pode fazer a substituição, mas o mais indicado aqui é procurar ajuda de um profissional.

universo-tuning-188

Leia Mais

Dica Hinor – Escolhendo a bateria corretamente

A bateria talvez seja um dos itens mais importantes do som automotivo, mesmo porque sem bateria não há som. Mas fica a dúvida quanto de bateria preciso para tocar meu som?

Primeiro precisamos entender que o que consumirá energia é o amplificador e não o alto-falante. O alto-falante só irá receber energia. Você precisar saber o consumo máximo musical do seu amplificador. Essa informação que se encontra no manual do fabricante.

Tendo em vista o valor em amperes, este valor deve ser o da capacidade de bateria ou baterias que você deve ter no seu sistema automotivo.

Por exemplo, se o consumo máximo musical for de 100 amperes, precisamos de uma bateria da mesma proporção para que se possa ter um bom desempenho do som.

Caso falte bateria há uma perca de desempenho em todo o equipamento.

dica-bateria

Leia Mais

Universo Tunning #187 – Limite de insufilm permitido pela lei.

Utilizar o insulfilm pode trazer inúmeros benefícios para os condutores do carro. Como por exemplo, a película é capaz de bloquear os raios UVA e UVB, diminuir o excesso de luminosidade, protege do calor excessivo e proteger de estilhaços caso o vidro se quebre (Resistência varia de acordo a cada linha).

Cada parte do carro tem um nível de transparência que deve ser respeitado, são eles:

  • Para-brisas: Deve possuir 75% de transparência.
  • Vidros laterais dianteiros: 70% de transparência.
  • Vidros laterais traseiros: 28% de transparência.
  • Vidro traseiro: 28% de transparência.

Vale lembrar também que a película G5 não é permitida por lei e pode gerar uma multa de R$127 reais e 5 pontos na CHN.

Por isso fica a dica. Escolha bem o modelo de insulfim que for utilizar no seu carro.

Universo Tuning 187

Leia Mais

Dica Hinor – Cuidado para não cometer o erro de utilizar alto-falantes mais potentes que o amplificador

Já está claro a importância em utilizar um amplificador mais potente que o alto-falante. Utilizar alto-falantes muito mais potentes que o amplificador pode causar problemas de impedância e em seguida o superaquecimento do amplificador.

A dica aqui é sempre utilizar amplificadores baseado na potência do seu alto-falante. Por exemplo se você possui 2 alto-falantes de 15’ com 1.800Wrms  @ 1 ohm cada um, você associa eles em série assim: 1+1 = 2 Ω. Logo em seguida calcula-se a potência 1800+1800= 3.600 Wrms, o amplificador correto para ser utilizar seria com potência a partir de 3.600 Wrms @ 2 ohms.

Para entender um pouco melhor sobre esse cálculo clique aqui.

Dica - potência amplificador

Leia Mais

Universo Tuning #186 – Rodas

As rodas são sempre um dos primeiros itens a serem customizados no carro. Afinal de contas, os modelos que vem de fábrica na maioria das vezes, são padronizados e passam uma identidade como tal.

Ao alterar o jogo de rodas do seu carro fique atento aos cuidados com a segurança. Os itens de fábrica passaram por processos de testes de segurança, assim quando você altera algo pode comprometer a segurança colocando a sua vida em risco.

Um conjunto de roda que caiu nas graças da maioria dos proprietários de Gol é a roda orbital. Com um design diferente e chamativo ela vinha de fábrica no VW Gol GTI (1991).

Hoje em dia diversos outros carros vêm utilizando este tipo de roda. Ela se tornou uma das mais utilizadas, tendo diversas comunidades e vídeos mostrando seus carros com este tipo de roda.

Universo Tuning 186

Leia Mais

Dica Hinor – O que é o crossover e para que serve?

Um crossover é um dispositivo que ajuda a melhorar a distribuição de frequências. Com ele é possível ter um ganho muito expressivo em qualidade sonora.

Para que cada componente do seu som opere na frequência correta é preciso um equipamento deste, que faça a divisão das mesmas para que elas não operem todas na mesma frequência.

Com isso, evita-se aquelas distorções nos alto falantes, perca de autonomia e até a ocasional queima do alto-falante. Problemas comuns por quem não utiliza o crossover.

Com o equipamento devidamente configurado cada item do nosso som operará dentro da sua frequência melhorando a potência e qualidade do seu som.

Dica - crossover

Leia Mais