Últimas postagens

Universo Tuning #1: Carros banhados a ouro

Excentricidade é uma excelente maneira de descrever os super carros banhados a ouro mundo a fora. Mais precisamente pelos sheiks milionários da Arábia Saudita. Uma forma de ostentar? Fugir do padrão? Ou puro exibicionismo de quem tem muito dinheiro para gastar e não sabe como? Só eles mesmo para poderem responder, mas que os super carros banhados a ouro chamam atenção, ninguém pode discordar. Sempre que um sheik resolve dar uma passeadinha com uma máquina banhada a ouro, a impressa pira e chove matérias a respeito. Enfim, até que alguns modelos ficam bem legais como esse modelo da foto, uma Lamborghini banhada a ouro.

Universo Tuning - 212

Leia Mais

Vale a pena comprar som usado?

Quando iniciamos um projeto de som automotivo, uma coisa é certeza, será mais complexo do que imaginávamos. Saber quais os melhores equipamentos para nossa necessidade, materiais que serão utilizados, instalação, testar o conjunto e por aí vai. Então podemos pensar que se comprássemos um som automotivo usado resolveríamos nosso problema. Porém, temos diversos motivos para não aprovar esta atitude. Vamos lá:

  1. Você não sabe como está o estado do som, em que condições ele foi utilizado.
  2. Não tem garantia nenhuma.
  3. O custo benefício é baixo.
  4. Fica à mercê de um conjunto que lhe renderá dor de cabeça no futuro.

Por mais que você conheça os produtos, equipamentos usados não tem a mesma eficiência e qualidade de equipamentos novos ou a garantia de uso. Evite!

Dica - Som usado

Leia Mais

Universo Tuning #211 – Emblemas personalizados

No universo tuning todos os detalhes fazem a diferença para personalizar o seu carro. Desde o jogo de rodas até aqueles itens que por mais pequenos que sejam podem ajudar a dar um toque especial. Um desses pequenos itens que podem agregar no seu tuning são os emblemas. Existem milhares de opções de emblemas no mercado. A maioria gosta de utilizar emblemas de países de origem do carro. Cabe a você decidir qual o melhor emblema para seu veículo e dar aquele up na customização.

Universo-Tuning-2110

Leia Mais

O que é a impedância de um alto-falante?

Se você já tem alguma bagagem com som automotivo, com certeza sabe o que significa a impedância (Ohms) de um alto-falante, certo? Já quem não tem muita experiência no assunto fica perdido quando ouve essa palavra. De uma maneira resumida e clara, a impedância pode ser definida com a resistência elétrica medida em Ohms de um circuito por onde passa uma corrente alternada. Em um alto-falante essa resistência varia de acordo com a frequência (medida em Hz) dessa corrente elétrica.

Dica - Impeda¦éncia

Leia Mais

Universo Tuning #210 – A maior e mais cara corrida de arrancada do mundo

A maioria dos amantes do tuning gosta de corridas. Mas que tal uma diferente só com super carros? Foi o que aconteceu em uma pista de pouso abandonada no meio de um deserto. 12 máquinas correram para conquistar o posto de carro mais rápido. Esta foi a maior e mais cara corrida de arrancada do mundo. Juntos os carros valiam cerca de R$ 5 milhões. Os veículos correram por uma distância de 400 metros. Se você foi um dos azarados que não puderem ir ver ao vivo essa corrida, fique tranquilo, tem um vídeo dela aqui: https://goo.gl/15V8vB

 

 

Universo-Tuning-210-02

Leia Mais

O que é a potência musical?

Para se ter um bom sistema de som automotivo são inúmeros fatores que devem ser levados em consideração. Entender os significados das especificações técnicas é um deles. Hoje vamos explicar de maneira simples e compreensível o que é a potência musical. A potência musical é a potência máxima fornecida por um amplificador durante um curto período de tempo, antes da tensão de alimentação cair de valor e limitar a potência de saída.

Dica Potencia

Leia Mais

Universo Tuning #209 – Dicas para a limpeza dos bancos do carro

Manter o carro limpo em grandes centros urbanos é uma tarefa complicada para quem vive na correria do dia a dia e precisa utilizar o veículo todo dia. Isso porque a poluição “invisível’’ como fumaça, poeira e fungos vivem impregnados nos bancos do carro e é preciso uma atenção especial na hora de fazer a manutenção dos mesmos. Como por exemplo, sempre utilizar um aspirador de pó para remover a poeira, logo em seguida utilizar um pano umedecido com algum produto não abrasivo para remoção de manchas do banco. Evite deixar o banco úmido para que não ocorra mau cheiro, devido a fungos e bactérias. O ideal é sempre que você lave o carro, de um cuidado especial aos bancos.

Universo-Tuning01

Leia Mais

Som para caminhonetes, por onde começar?

Escolher o melhor sistema de som automotivo nem sempre é uma decisão fácil para os donos de caminhonetes. É preciso pesquisar muito a relação entre custo x benefício para não sair perdendo nessa tomada de decisão. É necessário ter em mente o que ele realmente quer e o que ele pode ter. Pode ser um paredão de som ou algo mais simples que não acabe alterando o veículo em si. Sendo que a maioria dos donos de caminhonetes utilizam os veículos para uso diário, seria algo inconveniente ter um projeto de som automotivo de grande porte na traseira do veículo. O que a maioria procura é ter um bom sistema de som que ofereça desempenho de qualidade sem interferir no design do carro.

Não alterar o veículo e poder contar com um som de qualidade é uma excelente escolha para qualquer um, não é mesmo? Mas, o que levar em consideração na hora de escolher o melhor som para minha caminhonete? Bons itens a serem considerados para aqueles que querem praticidade e qualidade seria utilizar caixas amplificadoras que já vem prontas para instalar. Possuindo uma instalação simplificada, toma pouco do seu tempo na hora de montar o seu projeto.

Claro, não utilizar qualquer modelo. Procurar produtos que ofereçam total segurança e potência otimizada sempre é o melhor negócio. Produtos que já contenham caixa, amplificador e alto falante pode lhe economizar tempo e dinheiro ao invés de buscar os itens de maneira separada.

Cada espaço do veículo conta não é mesmo? Utilizar equipamentos que se adaptam a qualquer lugar. Ele será benéfico tanto para o dono do veículo quanto para os passageiros.

Leia Mais

Falta de grave no som: por que isso acontece?

Se há algo que irrita mais do que precisar mudar o painel da caminhonete para receber o equipamento de som, é a ausência de sons graves no áudio. Você já sabe que é preciso ter atenção aos escolher os equipamentos e principalmente, considerar seu objetivo ao fazê-lo. Mas, também é preciso entender minimamente de som automotivo para não levar gato por lebre.

Geralmente, quem possui um som automotivo de porte instalado na caminhonete, quer que ele seja discreto, de fácil instalação, mas que comporte todas as faixas de frequência sem a necessidade de excesso de equipamento, não é? Quando a busca por essa solução acontece é comum encontrar no mercado modelos simples, que até otimizam espaço, mas em nada trazem qualidade sonora.

Para que você não corra o risco de levar algo que não atenderá sua expectativa, nossa equipe respondeu algumas perguntas afinal, é preciso ter um bom alto-falante para garantir o grave no som:

want to buy 50 mg elavil amitriptyline * O que provoca a ausência de grave em um som?

Nosso ouvido é capaz de identificar quatro faixas de frequências distintas. Uma delas, a faixa de sub grave e grave começa em 20Hz e vai até aproximadamente 150Hz. Se não tivermos um alto-falante inserido em uma caixa acústica que faça a reprodução desta faixa de frequência, teremos uma deficiência nesta faixa conhecida popularmente por falta de grave.

  levothyroxine sodium 50 mcg recreational use * Qual a deficiência existente no equipamento que provoca isso?

Quando a via de baixa frequência existir e mesmo assim estiver com alguma deficiência, outros fatores devem ser avaliados. A inversão de polaridade do alto-falante, por exemplo, pode causar esta deficiência. O corte de frequência inadequado também está entre os principais geradores de problemas de reprodução.

 * Por que o grave é importante no som?

O grave faz o preenchimento do som nos ambientes. As baixas frequências costumam fazer as coisas vibrar e isso dá uma sensação de que o som está ocupando literalmente todos os espaços.

Todas as faixas de frequência possuem importância significativa, visto que se alguma delas faltar algum instrumento ou então alguma voz deixará de ser ouvida. Na parte do grave isto é ainda mais importante pois as baixas frequências são as que aparecem com maior ênfase e não tê-las tira a emoção da música que está sendo ouvida.

 

Leia Mais

O que considerar ao escolher o som do meu carro

Os carros evoluem de forma muito rápida. A cada novo lançamento, diversas tecnologias são incorporadas aos veículos gerando maior conforto, autonomia e segurança. No entanto, enquanto melhorias são feitas em vários itens, o sistema de áudio continua em segundo plano.

Na opinião de nosso engenheiro, Maichel Gerstberger não é exagero afirmar que nos modelos nacionais não há a existência de áudio, mas sim de barulhos gerados por apenas uma fonte sonora de cada lado do veículo. Esses alto-falantes reproduzem apenas uma faixa de frequência de 20Hz a 20KHz, ou seja uma missão quase impossível para os equipamentos de fábrica.

Então, para que você possa melhorar a qualidade dos equipamentos de áudio de sua caminhonete, separamos algumas dicas práticas para você considerar na hora de escolher o som.

Antes de tudo é importante ter definido a finalidade do sistema de som. Você precisa ter em mente qual será o objetivo ao montá-lo.  Os três principais objetivos, normalmente, são:

* Sistema de som para tocar para fora do carro: usado em festas, churrascos, eventos de som….

* Sistema de áudio para dentro do carro: uso restrito para quem está dentro do veículo, viagens, dia-a-dia…

* Sistema misto: é um sistema que possui características que permitem ser usado com qualidade quando estiver fechado e ao mesmo tempo tocará bem com o porta-malas aberto.  

 

O que vale mais: conjuntos predefinidos ou montar individualmente?

A resposta dessa pergunta é respondida pelo seu perfil. O que lhe agrada mais? Geralmente os fabricantes ofertam as duras opções. Segundo Maichel, se você não tiver muito conhecimento técnico, vale a pena optar por sistemas prontos. Mas, se a intenção é criar algo mais elaborado, focado nas suas preferências sonoras, a melhor opção é que você mesmo faça a seleção dos alto-falantes e demais componentes.

E se essa for sua opção: montar seu próprio projeto, a dica é conhecer os itens que compõe um bom projeto de som. “Não adianta nada comprar o alto-falante mais caro se a caixa acústica não for compatível e nem ter o melhor amplificador se o sistema de alimentação for mal dimensionado”, aconselha o engenheiro.

O som emitido só será de qualidade se toda a faixa de áudio possuir componentes necessários para a sua reprodução.

Leia Mais