Calotas Esportivas – Personalizando as rodas do seu carro

 

Existem diversos acessórios que são indispensáveis para as pessoas que gostam de personalizar o seu carro. Alguns gostam de rebaixá-lo, outros colocam aerofólio, outros alteram o interior do veículo, enfim, cada um tem a sua forma de deixar o seu veículo mais parecido com o dono.

E uma das coisas que mais recebem personalização é a calota. É comum verificar diversos carros com as rodas diferentes, estilizadas, bonitas. E, muito dessas belezas partem das calotas que são adquiridas pelo dono.

E geralmente, quando há a vontade de se personalizar as calotas, os primeiros modelos que vêm à mente são os esportivos. Claro que existem diversos outros modelos e é esse o objetivo deste texto, apresentar os modelos de calotas mais utilizados pelos donos dos carros que curtem uma estilização dele.

As rodas esportivas trazem ao veículo uma identidade mais valorizada, alterando a visão básica do automóvel. Colocar calotas nas cores prata, dourado ou tonalidades esfumadas dão um verdadeiro sucesso ao seu carro, deixando-o mais bonito.

O que é e para que serve a calota?

Antes de mostrar os modelos de calotas que darão um novo visual ao seu carro, é importante entender o que é e qual a finalidade da calota. Será que ela é apenas um apetrecho para personalizar ou tem alguma função “mais séria”?

Acontece que a calota é uma peça de cobre do centro das rodas dos veículos, que pode ser de material plástico ou de aço, possuindo diferentes acabamentos.

E ela não serve apenas para dar mais beleza ao seu carro não. É claro que a função estética dela cria um visual mais bonito ao veículo, mas a real função da calota é proteger a roda de possíveis choques no meio-fio, gerados quando o veículo é manobrado.

Quais os modelos de calotas disponíveis no mercado?

No mercado, existem dois tipos de modelos de calotas disponíveis: as aparafusadas e as de pressão ou clip.

As calotas aparafusadas são encaixadas no conjunto através dos parafusos que fazem a sustentação da roda do carro. É o tipo de calota que oferece mais segurança, pois, para retirá-la, é necessário remover a roda do eixo.

Já as calotas de pressão ou clip são as calotas que fazem o encaixe através de pressão, onde ficam travadas à frente do conjunto. Não deixam quase nada aparecer, mas elas são mais fáceis de serem roubadas ou até mesmo de cair. Entretanto, possuem um acabamento mais refinado, dando uma beleza a mais ao carro.

Uma dica que este texto oferece a você que deseja personalizar a roda do seu carro é utilizar um modelo de calota que combine com o tipo do seu carro.

Se você tem um veículo mais popular ou esportivo, a calota raiada, com o design vazado e raios de aro até o centro da peça é a mais comum.

Se você tem um veículo mais clássico, as rodas pedirão uma calota mais fechada, sem ter muita variação de desenho.

Quando você identifica o tipo de calota do seu veículo, você irá escolher o modelo da sua preferência.

Existem modelos variados, como as calotas raiadas, as clássicas, modernas e retrô. Veja a que mais combina com o seu carro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado