Dicas de como tunar o seu carro sem fugir da lei

Muitas pessoas gostam de tunar o seu carro, colocando incrementos que elas acham que são necessários, independente de serem aprovados ou não pela lei. Isso significa que, numa determinada blitz, o seu veículo poderá ser apreendido e você, ganhar uma multa por modificar demais o seu carro.

E é justamente sobre isso que este texto está sendo elaborado: para evitar que você faça uma personificação no seu carro que deixe o seu veículo “inapropriado” para transitar nas ruas. Com isso, você irá conseguir tunar o seu veículo e, ainda por cima, estará dentro da lei.

Para que você consiga isso, siga as dicas abaixo e boa tunagem!

1 – Cor

Modificar a cor do veículo é permitido, desde que não atinja mais da metade do carro. Se isso acontecer, seja com cobertura ou adesivamento, será necessário que você modifique a sua documentação, pois é considerada uma alteração de cor.

2 – Faróis

Você pode modificar os faróis do seu veículo, desde que não adicione xenon. Os faróis só possuem permissão quando são originais de fábrica ou quando são instalados dentro da lei. Portanto, nada de xenon!

3 – Motor

Aqueles que gostam de dar ao veículo mais potência, saibam que só é permitido aumentar cerca de 10% da sua capacidade. Portanto, nada de inserir um motor mais potente do que o necessário.

4 – Rodas e pneus

Duas das partes que mais sofrem modificações nos veículos que serão tunados. Saibam que, perante a lei, não é permitido alterar o seu diâmetro, seja aumentando ou diminuindo, além de fazer com que os limites externos dos para-lamas excedam.

5 – Suspensão e freios

Nessa parte do veículo, não é permitida, por lei, nenhuma alteração. Portanto, nada de querer regular a altura do seu veículo ou então, alterar os freios originais dele.

6 – Tamanho

Outra característica que é bastante modificada é a altura do veículo. Muitas pessoas gostam de rebaixá-lo, e a lei até permite que isso seja feito. Só que é preciso passar por uma avaliação do Inmetro para que este possa autorizar ou não essa modificação.

7 – Visual

Você pode modificar muitas áreas do veículo, quando se trata de mudança de visual. Você pode adicionar um spoiler ou um bodykit. O único indicativo que você deve levar em conta é que o acessório a ser incluído no veículo não venha atrapalhar a visão periférica de quem dirige, além de respeitar as medidas do carro.

É importante que você respeite a lei, e, caso você seja um desses que gostam de personalizar o seu carro, é essencial que você faça essas mudanças baseado na Resolução Contran número 292. Nela estarão todas as informações de como deverá ser a mudança que você quer fazer no seu carro.

O respeito à lei faz com que você evite diversos prejuízos, sendo os mais importantes deles, evitar levar uma multa porque o carro tunado está fora das exigências da lei no valor de R$ 127,54, além de ter cinco pontos adicionado à sua carteira de habilitação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado