Melhor material para cone em som automotivo

Cone para alto-falante: qual o melhor material?

Um som automotivo de qualidade é composto por vários itens. Além das especificações de funções de cada um dos componentes, há a interferência das tecnologias e ainda dos materiais usados em todos esses itens. Mas, você sabe em qual componente a diferença de materiais pontua na qualidade do som? Não? A resposta é no cone.

Tecnicamente falando, é ele que tem a responsabilidade de receber o sinal elétrico e transformá-lo em movimento mecânico que através do deslocamento de ar gerará o áudio. Uma tarefa nada fácil, ainda mais quando o assunto é som automotivo. Assim, é importante que ele tenha o melhor equilíbrio entre rigidez e controle.

Esses materiais empregados conferem dinâmica, já a rigidez confere linearidade musical, brilho e precisão tonal e o controle dará articulação e aquele som firme, preciso e neutro. A combinação desses tópicos é que garantirá o bom desempenho do alto-falante.

Cones e os materiais

Grande parte das indústrias utiliza o polipropileno e normalmente vem descrito sob a sigla IMPP ou apenas PP.  O material possui um bom desempenho e garante um bom custo X benefício no valor final do componente ao consumidor final, este tipo de cone é encontrado  na maioria dos projetos de sub woofers ou falantes de pequeno porte como triaxias e 6×9”.

O avanço da tecnologia ainda permite que alguns fabricantes montem seus produtos com cones de PP em forme de composite, o que amplia em muito sua qualidade, mas se tornam mais caros.

Mas, é importante não confundir o PP com os cones de plásticos. Os cones de PET possuem um baixo desempenho, justamente por não agregarem mesmo valor a itens como a leveza e a rigidez.

Papel

O cone de celulose ou papel é o mais empregado na indústria de áudio. Para algumas marcas e seus especialistas este material é o que melhor equilibra as características físicas fundamentais de forma praticamente unânime entre especialistas.

Hoje, por ser um ótimo material, o cone de celulose pode ser encontrado com diversas características.

Os mais comuns para:

  • Para Woofers de alta potência no Brasil: geralmente são de “celulose prensada” e oferecem como principais vantagens, ótima relação peso-resistência.
  • Para Subwoofers de alta potência: celulose prensada à vácuo, oferecem ótima resistência e controle do cone principalmente nas frequências mais baixas. Apresentam uma textura enrugada na parte de trás do cone.

A Fabricação

Para garantir ainda um melhor desempenho dos cones, as indústrias de som automotivo, como a Hinor tem investido na fabricação dos seus próprios componentes. Essa produção permite que engenheiros e equipe técnica desenvolvam itens de melhor eficiência e com evolução constante, já que vários testes são empregados para garantir o melhor resultado final.

A Hinor tem aplicado em suas linhas componentes de fabricação interna, permitindo que o desempenho de seus alto-falantes cresça constantemente.

Alguns desses itens exclusivos você pode acompanhar através deste vídeo do engenheiro de produtos, Maichael Gerstberger.

 

Dados técnicos

 Considerando cones de diâmetro e massas iguais, temos alguns exemplos de índices de rigidez (N/cm2)

Polipropileno – 42

Alumínio – 77

Fibra de vidro – 250

Fibra de carbono – 313

Papel – 366

Papel + sílica – 396

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado