É somente em períodos de chuva intensa que nos preocupamos com a qualidade das palhetas que possuímos nos veículos, sendo que elas são de suma importância para ter uma boa visibilidade em dias de tempo ruim, mesmo sendo um item de baixo custo e que podem prevenir muitos acidentes, às vezes os condutores não dão tanta atenção quanto as palhetas merecem.
O mercado já oferece muitas opções de palhetas, uma delas é a palheta “flat blade” utilizada em limpadores recentes que adiciona um filete de silicone em sua ponta.
De acordo com os fabricantes, o equipamento com esta tecnologia tem menos atrito com o para-brisa, evitando danos ao vidro. Não há partes metálicas no mesmo, o que dá uma durabilidade maior ao equipamento.
Tais palhetas realmente repelem melhor a sujeira e a água, porém, como a eficiência das palhetas depende de uma substância química que ajuda no processo de limpeza (no caso, o silicone) sua eficiência também cai drasticamente após um período máximo e uso, um pouco menor do que uma lâmina normal.
Apenas é bom ressaltar que o ganho oferecido por tais palhetas vale o investimento a mais. Porém, em condições de uso mais severo, apesar do ganho em eficiência, sua durabilidade cairá drasticamente, sendo necessária uma constante reposição do equipamento. Você pode fazer um teste para analisar seu uso das palhetas e daí então, partir para uma conclusão sobre a troca definitiva ou não para o modelo.