Melhore a qualidade do som original de fábrica

Graves: Como melhorar a qualidade sonora no som original de fábrica

A escolha de um novo carro implica na avaliação de muitos itens. Essa decisão pode levar dias para ser concretizada, pois há comparações, negociações de itens adicionais e ainda a escolha entre vários modelos.

Mas, apesar do avanço nos kits multimídias dos automóveis, o som automotivo original de fábrica nem sempre agrada. Apesar de não fazer parte dos itens essenciais na escolha do carro, em alguns casos ele logo se torna uma desvantagem, principalmente se o novo proprietário for um amante de som.

Entre as principais carências dos sons automotivos originais está na deficiência do grave. Os ajustes do equipamento até permitem uma equalização, mas essa opção acaba sendo limitada. Isso porque o conjunto de alto-falantes não considera de forma eficiente a harmonia de todas as frequências e dependo do estilo de música a ser tocada, essa falta de sintonia se acentua.

 

Mas afinal, qual harmonia deve haver?

As frequências são as definições das faixas de frequência como sub-grave, grave, médio e agudo. O equilíbrio deles é a perfeita proporção entre sub-grave, grave, médio-grave, médio, médio-agudo e agudo. Todos os aspectos devem ser presentes, entretanto devem se respeitar, se entrosar e harmonizarem-se.

O entrosamento é o que permite que os sons sejam reproduzidos de maneira fiel.

 

E quanto ao grave?

É onde mais ocorrem problemas. Ao usar uma sintonia de caixa incorreta, o grave não soa linear e acaba ficando forte demais em uma parte de sua frequência de trabalho e fraco demais em outras. Assim, é preciso que os alto-falantes tenham sido projetados para tocar a frequência dentro de suas especificidades.

Mas, mesmo que o som automotivo original não tenha a eficiência esperada, é preciso entender qual será o objetivo ao instalar um novo equipamento. Por exemplo, as caixas amplificadas são uma ótima solução para quem quer turbinar o som de um jeito simples. A principal característica desses aparelhos é reunir amplificador e caixa acústica –razão pela qual também são conhecidas como caixas multiuso ou combo.

 

Caixas amplificadas

Por já virem com todos os controladores, as caixas são fáceis de manusear e têm custo relativamente baixo. Além disso, há opções no mercado condizentes com vários estilos de carro.

Fáceis de instalar, com amplificador embutido e um cuidado especial aos sons graves, as caixas amplificadas melhoram consideravelmente a qualidade sonora dos sons originais de fábrica. Elas são destinadas àqueles que buscam uma solução completa sem alto investimento, mas com grande retorno de eficiência.

A Hinor, por exemplo, possui a linha Active Box. As caixas possuem um subwoofer de 8”, com 200w rms e ainda ajuste de ganho e de frequência. O amplificador com Smart Cooler garante a qualidade e durabilidade das caixas.

 

Soluções para cada modelo

Além da eficiência, é importante escolher a caixa amplificada de acordo com o espaço disponível no seu automóvel. Modelos flex, slim facilitam a instalação em espaços reduzidos. Já quem não tem esse problema, pode contar com caixas de maior robustez, como a Universal.

Um dos principais pontos destes modelos é que eles não exigem interferência no painel do carro. Como são instaladas em paralelo, elas não prejudicam o layout original de fábrica. Assim, não danificando o painel do carro ou a outra parte.

 

 

Por que essa é uma boa alternativa?

Resumindo as caixas amplificadas são criadas para corresponder melhor a todas as frequências sonoras. Além disso, são uma solução simples e eficaz para a ausência dos graves em sons originais.

Elas trazem amplificador interno e alguns modelos apostam na presença de subwoofer para ampliar a qualidade sonora. Fácil de instalar e de tamanhos variados, permitem o encaixe em vários modelos e por isso, oportunizam uma nova experiência musical sem alterar o layout do carro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado