O que considerar ao escolher o som do meu carro

Os carros evoluem de forma muito rápida. A cada novo lançamento, diversas tecnologias são incorporadas aos veículos gerando maior conforto, autonomia e segurança. No entanto, enquanto melhorias são feitas em vários itens, o sistema de áudio continua em segundo plano. Sendo  assim, saiba o que considerar ao escolher o som do meu carro?

Na opinião de nosso engenheiro Maichel Gerstberger, não é exagero afirmar que nos modelos nacionais não há a existência de áudio, mas sim de barulhos gerados por apenas uma fonte sonora de cada lado do veículo. Esses alto-falantes reproduzem apenas uma faixa de frequência de 20Hz a 20KHz, ou seja, uma missão quase impossível para os equipamentos de fábrica.

Então, para que você possa melhorar a qualidade dos equipamentos de áudio do seu carro, separamos algumas dicas práticas para você considerar ao escolher o som do seu carro.

Antes de tudo é importante ter definido a finalidade do sistema de som. Você precisa ter em mente qual será o objetivo ao montá-lo.  Os três principais objetivos, normalmente, são:

* Sistema de som para tocar para fora do carro: usado em festas, churrascos, eventos de som….

* Sistema de áudio para dentro do carro: uso restrito para quem está dentro do veículo, viagens, dia-a-dia…

* Sistema misto: é um sistema que possui características que permitem ser usado com qualidade quando estiver fechado e ao mesmo tempo tocará bem com o porta-malas aberto.  

O que vale mais: conjuntos predefinidos ou montar individualmente?

A resposta dessa pergunta é respondida pelo seu perfil. O que lhe agrada mais? Geralmente os fabricantes ofertam as duas opções. Segundo Maichel, se você não tiver muito conhecimento técnico, vale a pena optar por sistemas prontos. Mas, se a intenção é criar algo mais elaborado, focado nas suas preferências sonoras, a melhor opção é que você mesmo faça a seleção dos alto-falantes e demais componentes.

E se essa for sua opção: montar seu próprio projeto, a dica é conhecer os itens que compõe um bom projeto de som. “Não adianta nada comprar o alto-falante mais caro se a caixa acústica não for compatível e nem ter o melhor amplificador se o sistema de alimentação for mal dimensionado”, aconselha o engenheiro.

O som emitido só será de qualidade se toda a faixa de áudio possuir componentes necessários para a sua reprodução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado