Você sente falta de grave no som? Entenda!

Se há algo que irrita mais do que precisar mexer no painel do carro para receber o equipamento de som, é a falta de grave no som. Você já sabe que é preciso ter atenção aos escolher os equipamentos e principalmente, considerar seu objetivo ao fazê-lo. Mas, também é preciso entender minimamente de som automotivo para não levar gato por lebre.

Geralmente, quem possui um som automotivo de porte instalado no carro, quer que ele seja discreto, de fácil instalação, mas que comporte todas as faixas de frequência sem a necessidade de excesso de equipamento, não é? Quando a busca por essa solução acontece é comum encontrar no mercado modelos simples, que até otimizam espaço, mas em nada trazem qualidade sonora, geralmente não resolvendo a falta de grave no som.

Para que você não corra o risco de levar algo que não atenderá sua expectativa, nossa equipe respondeu algumas perguntas afinal, é preciso ter um bom alto-falante aliado a uma boa caixaria e um amplificador eficiente para garantir o grave no som:

* O que provoca a ausência de grave em um som?

Nosso ouvido é capaz de identificar quatro faixas de frequências distintas. Uma delas, a faixa de sub grave e grave começa em 20Hz e vai até aproximadamente 150Hz. Se não tivermos um alto-falante inserido em uma caixa acústica que faça a reprodução desta faixa de frequência, teremos uma deficiência nesta faixa conhecida popularmente por falta de grave.

 * Qual a deficiência existente no equipamento que provoca isso?

Quando a via de baixa frequência existir e mesmo assim estiver com alguma deficiência, outros fatores devem ser avaliados. A inversão de polaridade do alto-falante, por exemplo, pode causar esta deficiência. O corte de frequência inadequado também está entre os principais geradores de problemas de reprodução.

 * Por que o grave é importante no som?

O grave faz o preenchimento do som nos ambientes. As baixas frequências costumam fazer as coisas vibrar e isso dá uma sensação de que o som está ocupando literalmente todos os espaços.

Todas as faixas de frequência possuem importância significativa, visto que se alguma delas faltar algum instrumento ou então alguma voz deixará de ser ouvida. Na parte do grave isto é ainda mais importante pois as baixas frequências são as que aparecem com maior ênfase e não tê-las tira a emoção da música que está sendo ouvida.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado