Universo Tuning #166: Conheça cada tipo de alto-falante

Universo Tuning 166

 

FullRange: são confeccionados em papel e com borda rígida com tamanhos de 3″ a 6″. Também existem aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas frequências.

Coaxial: composto por dois falantes em uma mesma peça – para graves (woofer) e para agudos (tweeter), tem tamanho que varia de 3″ a 6×9″ e já com a borda de borracha.

Cornetas: para reprodução de frequências médias a agudas. Ele é composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal.

Triaxiais e Quadriaixiais: têm três e quatro falantes numa mesma peça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. Cada um é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, otimizando o conjunto. Seu tamanho varia de 5″ a 6×9″.

Subwoofers: falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8″ a 21″. São pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar.

Woofer: muito parecido com o subwoofer, sendo a principal diferença a faixa de frequência que fica entre 100Hz a 1KHz. Possui borda rígida e seu tamanho varia de 5″ a 18″.

MidBass: especificamente projetada para reproduzir frequência média-grave, em torno de 100Hz a 5KHz. Tamanho entre 5″ a 8″.

MidRange: para frequências médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3″ a 4″.

Tweeter: para as frequências agudas de 2kHz a 20kHz. São bem pequenos, entre 0,5″ e 3″ e confeccionados em diversos tipos de material.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado