Universo Tuning: Você sabe o que é proibido alterar em um carro?

Universo-Tuning-163

 

É possível fazer mudanças e a customização do veículo, desde que as mesmas estejam dentro da lei e sigam a Resolução Contran nº 292. A multa por tunar um carro fora da lei é de R$127,54, além de adicionar cinco pontos na carteira de habilitação.

1- Motor: A mudança do motor está ligada ao aumento de sua potência. Mas, está previsto em lei que a potência do motor pode ser aumentada somente em 10%.

2- Rodas e pneus: Apesar o item ser comumente trocado, a lei proíbe que seja alterado o diâmetro, seja para mais ou para menos. Além disso, é proibido exceder os limites externos do para-lamas.

3- Faróis e chassi: O farol de xênon por exemplo, são apenas permitidos se originais de fábrica, ou para os que personalizaram o carro antes da proibição e tem o documento comprobatório.. Já o chassi ou monoblocos não podem ser substituídos.

4- Suspensão e freios: As suspensões não podem ter regulagem de altura. E os freios não podem sofrer qualquer alteração.

5- Visual: É permitido adicionar um spoiler ou um bodykit, desde que o acessório não atrapalhe a visão periférica de quem dirige, além de respeitar as medidas do carro.

6- Altura: Rebaixar o carro é permitido, mas o Inmetro deve avaliar cada caso para dar a liberação de alteração.

7- Cor: A mudança da cor está liberada, desde que o documento do carro esteja de acordo com a alteração feita. Essa exigência vale para os veículos que tiveram mais de 50% de sua pintura original alterada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado