Qual a diferença entre filtros de 6, 12, 18 e 24 dB por oitava?

Universo Tuning 158

 

O ouvido humano é capaz de escutar frequências que vão de 20HZ a 20.000 HZ. A 20HZ é uma oscilação de 20 vezes em 1 segundo, sendo que a maior percepção está em torno de 1000 HZ, ou seja, escutamos com maior facilidade e com baixa potência esta faixa de frequência.

Os alto falantes são incapazes de cobrir esta gama de frequências, por isto temos falantes específicos para cada faixa.

Num sistema aprimorado temos 4 faixas ou 4 vias.

Frequencia

Faixa de frequência e suas divisões de 0 a 20Hz  

Chamamos de infra som , não escutamos esta faixa mas, podemos sentir as vibrações , não sendo os falantes desenvolvidos para esta faixa.

De 20 a 125Hz – Para sub woofer, onde são utilizadas falantes de 8” 10” 12” 15”e 18”, região das notas baixas, contra baixo, percussão etc”.

De 120 a 500Hz Para médio grave, onde são utilizado falantes de 4”, 5” 5.5”, 6”e 8”, faixa da voz masculina.

De 500 a 4000Hz – Para médio onde são utilizados falantes de 3.5”, 4”5”, abrange a maior parte da voz masculina e feminina e de vários instrumentos.

De 4000 a 20000Hz – Para tweeter faixa dos agudos instrumentos tipo violino. O ideal é fazer cada alto falante trabalhar em sua faixa adequada, onde ele irá render a máxima eficiência. Para isto utilizamos dispositivos chamados de Crossovers.

Os Crossovers são divididos em ativos e passivos

Ativos são também chamados de crossovers eletrônico, atuam antes dos amplificadores, no sinal do pré e tem uma grande gama de ajustes finos. Passivos são circuitos que atuam no sinal amplificado antes do falante, tem sua frequência de corte fixa e a desvantagem de poderem interferir na resposta do falante bem como absorver potência nas frequências de corte. Os crossovers são classificados por seus tipos de atenuações nas frequências de corte que variam de 6db, 12db, 18db e 24db. Quanto mais dBs de atenuação possuírem, maior é o angulo de corte na freqüência estabelecida, entregando assim menor potência nas regiões de corte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado