Universo Tuning #157

Universo-Tuning-157

 

Quando pensamos em personalizar nosso carro, uma das principais mudanças está da roda. Mas é preciso atenção na hora da mudança.

01 – É importante entender as medidas envolvidas. O maior cuidado é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto. Ao optar por um pneu mais largo para melhorar a estabilidade, há ainda outras duas restrições. A primeira: o pneu não pode ultrapassar o para-lama, sob risco de raspar na carroceria ou na suspensão.

02 – Se você optar por um pneu largo ou estreito demais, ele ficará suscetível a desgastes irregulares e problemas de aderência e estabilidade. Em geral as montadoras equipam seus carros com rodas de larguras intermediárias. Assim, a medida original 175 mm pode ser aumentada para 185 mm sem grandes problemas. Dependendo do caso, dá até para colocar modelos 20 mm mais largos que os de fábrica. Mas tudo isso tem de ser validado antes por um especialista.

03 – Para as versões com câmara, é preciso trocá-la e o protetor. Também é recomendado substituir a válvula sempre que montar um pneu novo. E se for repor apenas dois pneus, eles devem ser instalados no eixo traseiro, independente da tração.

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