Universo Tuning #133

Saiba escolher o melhor lubrificante para seu carro

pouring oilO lubrificante tem papel fundamental no desempenho do carro. Mas como saber qual o lubrificante certo para cada carro? O primeiro passo é verificar, no manual do proprietário, o tipo de óleo indicado pela montadora para o motor do possante.

Há três tipos de óleo lubrificante automotivo: o mineral, o semi-sintético e o sintético. A diferença está nos tipos de base lubrificante usados na fabricação. Estas podem ser produzidas nas refinarias de petróleo (mineral) ou nas usinas químicas (sintética).

A Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), é quem classifica o grau de viscosidade dos lubrificantes. De acordo com a instituição, os óleos lubrificantes são divididos em dois grupos: os de “verão”, cuja viscosidade é medida a altas temperaturas (SAE 20, SAE 30, SAE 40, SAE 50 e SAE 60); e os de “inverno” (winter, em inglês), identificados pela letra W, com viscosidade medida a baixas temperaturas (SAE 0W, SAE 5W, SAE 10W, SAE 15W, SAE 20W e SAE 25W).

Já as outras letras classificam o lubrificante de acordo com a especificação de desempenho criada pelo Instituto Americano de Petróleo (API), com diferentes quantidades e/ou tipos de aditivos. Para motores a gasolina e a álcool, o nível de desempenho é identificado pela letra S, de “service station” (postos de serviço, garagem) ou Spark (faísca ou centelha gerada pela vela destes motores); para motores movidos a diesel é usada a letra C, de “commercial oils”, ou de “compression”, referindo-se à forma de combustão característica desses motores.

Há uma segunda letra que indica o tipo de serviço que o motor é capaz de executar (quantidade de aditivos). A qualidade é classificada por ordem alfabética: SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG , SH, SJ e SL. Os lubrificantes SA, SB, SC e SD não estão mais no mercado, pois as tecnologias utilizadas em sua produção tornaram-se ultrapassadas. Quanto mais distante da vogal A estiver a segunda letra, melhor será o desempenho do lubrificante e maior será o número de aditivos existentes nele.

Fonte: Auto Esporte

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