Universo Tuning #128

Oito dicas para economizar combustível 

economia_combustivelCom o aumento no preço do combustível, toda ajuda é bem-vinda na hora de economizar. Confira algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:

1. Alinhamento
A suspensão e a direção desalinhadas aumentam a resistência à rodagem dos pneus, fazendo o carro beber mais. O alinhamento deve ser feito a cada 10 mil quilômetros ou quando você passar por aquela cratera, vinda da lua direto pra pista na sua frente.

2. Ar-condicionado
O calor nos últimos dias não tem dado trégua, mas quando ele der, vale abrir as janelas, pois o ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 2%. Na estrada é melhor deixá-los fechados. Quando abertos eles diminuem a resistência do ar.

3. Peso morto
Há quem confunda porta-malas com depósito de tralhas. Só que, quanto mais peso, mais o carro vai gastar. Vale se livrar do peso morto para não jogar combustível e dinheiro fora.

4. Acelere uniformemente
Se você não estiver treinando para um campeonato de arrancadas, evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e o desgaste do motor.

5. Não esquente
Se você está lendo esse texto em 2015, saiba que a época em que era necessário esquentar o motor já passou! Para economizar, ligue o carro, coloque o cinto, ajuste os retrovisores e siga em frente.

6. Não abandone o mecânico
Mantenha a amizade e vá visitá-lo mais vezes! Se um filtro de ar entupido aumenta o consumo em 10%, imagine o quanto é possível economizar com a manutenção do possante em dia?

7. Calibragem
Também há quem nunca se lembra de que o pneu precisa de ar! Se a pressão estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5%. Além do desgaste irregular dos pneus. Aí, o prejuízo é enorme.

8. Trocas de marcha
Use toda a sua sabedoria para trocar as marchas e economizar. Deixe as marchas “fortes” para subidas íngremes ou as use para fazer o freio-motor. Essa prática diminui o consumo em motores com injeção e reduz o desgaste dos freios.

Fonte: Vrum

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado