Detalhes do som automotivo

Quer um som automotivo de qualidade, potente e em conta? O primeiro passo é entender um pouco sobre o produto. Comprar algo no escuro pode fazer com que você gaste mais dinheiro do que o necessário. Por isso, confira nossas dicas e as melhores opções do mercado.  

Qual tipo de som deseja para o seu carro?
Ao chegar à loja para se informar sobre preços e produtos é interessante que você já tenha em mente qual o tipo de som deseja ter no seu carro. Existem dois tipos básicos de projetos, o interno (Projeto SLP – Sound Level Pressure) e o chamado trio (projeto trio elétrico).

Se o que você quer é compartilhar a música com os outros por meio de caixas no porta malas do carro, o projeto do tipo trio é o que você precisa. Mas se, ao contrário, você quer explorar graves de qualidade dentro do seu automóvel, você deve optar pelo sistema automotivo de som interno.

Existe ainda uma terceira opção que é a junção dos dois, ou seja, um som interno de qualidade e ainda o trio para você usar nas ocasiões especiais, em festas ou churrascos.


A importância dos amplificadores e qual escolher
Os amplificadores têm a função de aumentar a potência sem que hajam distorções, que podem vir de equipamentos periféricos. Portanto, na hora de escolher, conheça a qualidade que cada tipo vai lhe oferecer na hora da compra.

Os amplificadores de um som automotivo podem ser DIGITAIS ou AB. Mas qual a diferença entre eles?

Classe D (Digitais): possuem mais potência e maior eficiência, e por isso economizam bateria. Eles chegam a consumir cerca de 30% a menos do que os amplificadores do tipo AB.

Classe AB: Não é um tipo indicado para alto-falantes de alta potência, pois é muito grande o aquecimento e o consumo de bateria, e não são fabricados com potências muito altas.
 

Woofer ou subwoofer?
Esses elementos são os responsáveis por agregar potência aos graves ou subgraves, imprimindo ao som o seu próprio estilo "gravão" ou “pancadão”. Tudo vai depender de seu gosto ou do barulho que queira fazer.

O importante é saber que para ambientes internos o ideal é o subwoofer, pois vai reproduzir o som com fidelidade. Já os ambientes abertos pedem o woofer e pelo menos mais duas vias, já que eles possuem potência maior e precisam fazer este som se propagar por longas distâncias.
 

Como Woofer e o subwoofer funcionam?
Você já notou que alguns sons automotivos o grave das músicas fica muito acentuado prejudicando até mesmo a identificação da melodia? Certamente neste carro foi instalado o woofer, que deixa os graves bastante fortes.

É legal perceber que a qualidade de um som não está ligada à potência (altura do som). As músicas devem ser bem audíveis envolvendo a percepção dos graves e subgraves.

Woofer: reproduz o som grave (100 a 500Hz). Este sistema não possui boa eficiência no subgrave (freqüência de até 100Hz). Sendo assim é indicado para tocar em ambientes abertos aonde é necessário agressividade no sistema.

Subwoofer: reproduz o som com seus graves e subgraves, ou seja, a música aparece com ênfase nas baixas freqüências que tem pouca propagação porém muita intensidade em ambientes fechados.
 

Redução de custos na hora de montar um som automotivo de qualidade
Se a sua opção for o Projeto SLP, ou seja, o som interno, evite comprar drivers, cornetas, capacitores e super tweeters. Estes componentes são indicados para o trio e irão encarecer os custos da montagem. Sendo assim, aposte em caixas de som de boa qualidade. Elas serão mais eficazes para o seu objetivo.

Já se a sua opção for a versão TRIO COMPACTO, confira a nossa sugestão de montagem:
A caixa trio oferece um som bom, pois possui subwoofer, tweeter e corneta, 1 de cada. O tweeter e corneta vão garantir o médio alto e o agudo, que geralmente é a voz de quem canta a música. O subwoofer é o grave, da bateria e bumbo. O par de 6×9 vai oferecer a harmonia do som e a caixa trio quando você abrir a mala vai sentir aquele sonzinho de qualidade, além de que contribui para a qualidade do som interno.

Com seus objetivos definidos e uma ideia do que você vai precisar para isto, é hora de ir às compras! Uma boa forma de economia é você mesmo comprar os componentes para montar o seu equipamento.

Se a intenção for um sistema Trio de alta performance, terás que investir mais tempo e dinheiro no projeto e falaremos deste tipo de sistema em outro artigo.  

Uma resposta para Detalhes do som automotivo

  1. Gilberto diz ():

    Estava precisando dar uma reforma no meu carro e buscava algo que pudesse me ajudar. Alguma sugestão?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado