Universo Tuning #122

A nova placa do Mercosul.
2015 chegou cheio de novidades, mas novas mesmo serão as placas dos carros no ano que vem. A partir de 2016, os veículos terão placa que acompanha o padrão definido pelo Mercosul.

O objetivo da mudança é ampliar o número de combinações diferentes, que atualmente é de 175 milhões, para 450 milhões, segundo o Denatran.

As novas placas terão:
– 4 letras e 3 números, que podem estar embaralhados, assim como na Europa.
– A cor do fundo sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado; de colecionadores, prateado.
– O nome do país na parte superior, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos seus brasões.
– Marcas d'água com o nome do país e do Mercosul grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações.


Elas serão obrigatórias a partir de 01/01/2016 para os veículos novos, aqueles transferidos de município e com troca de categoria. Para os veículos já emplacados, a troca é opcional.
E aí hinoríacos, o que acharam da mudança?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado