Universo Tuning #119

Como são feitos os pneus riscados. E porque você não deve usá-los.
Os pneus são um dos componentes mais importantes do carro, diretamente responsáveis pela segurança na condução. Sendo assim, você deve saber que é uma péssima ideia rodar por aí com pneus riscados ou frisados, mesmo que o resultado seja convincente.
 
Realizada em pneus já bem gastos, pra lá da meia-vida, a riscagem consiste em aprofundar as ranhuras de um pneu velho. Neste processo chega-se muito perto da estrutura interna, o que diminui sua resistência e aumenta as chances de rasgar ou estourar no uso cotidiano. Por esta razão, circular com pneus riscados é infração grave, com multa e possibilidade de apreensão do veículo no local.
 
O vídeo abaixo mostra como é feita a riscagem de um pneu:
 
Não faltam vídeos, muitas vezes feitos pelas próprias borracharias, que demonstram o processo:
 
É importante saber que caminhões de carga podem usar pneus riscados. Na verdade, os fabricantes estimulam e determinam especificações para a riscagem dos pneus, chamada de regrooving. 
 
Também é importante reforçar que pneus riscados são diferentes de pneus recauchutados e remold. Os primeiros recebem uma nova banda de rodagem por cima da banda gasta, enquanto os remold aproveitam apenas a carcaça do pneu velho, aplicando toda uma nova camada de borracha por cima.

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