Universo Tuning #110

Dicionário automotivo
O universo automotivo também é um universo de siglas, quase uma sopa de letras. Elas indicam medidas, dispositivos e até mesmo as especificações sobre cada modelo de carro fabricado. Confira o significado de algumas delas, no nosso mini dicionário de siglas.

EPS.
A sigla EPS vem do inglês Electric Power Steering, que significa direção eletricamente assistida. É uma opção de direção que torna o manuseio do volante mais leve em baixas velocidades. Ele facilita a realização de manobras, e deixa a direção mais precisa, e segura, em altas velocidades.

RDS.
RDS é um sistema de informações via rádio. Vem do inglês “Radio Data System” e teve seu início na Alemanha com a finalidade de informar o motorista sobre as condições da estrada, congestionamentos, etc. Com o RDS o motorista pode receber no visor do aparelho de som as últimas notícias e também os nomes das músicas e intérpretes que estão tocando.

TA.
A sigla TA é uma opção cuja finalidade é receber notícias urgentes, a qualquer hora. Com o TA ativado entra um recurso que interrompe a música do rádio, ou do CD, quando surge uma notícia urgente. Porém, é preciso cautela, uma vez que as rádios ainda não empregam esse recurso corretamente e sua música predileta pode ser interrompida por uma notícia irrelevante.

CX.
O CX significa coeficiente aerodinâmico, é uma medida que representa a eficiência aerodinâmica dos automóveis. Diversos fatores influenciam positivamente ou negativamente nesse coeficiente. A forma, o acabamento da superfície, a largura dos pneus e o fluxo de ar pelas aberturas são alguns deles.

CZ.
Essa sigla significa coeficiente de sustentação, ela representa a medida da magnitude das forças de sustentação aerodinâmica. É medida no túnel de vento e consegue registrar os números das forças que agem sobre o eixo traseiro e dianteiro. Os fabricantes procuram obter sempre a menor medida, muitas vezes até negativa, em prol da boa dirigibilidade.

Mkgf.
É a unidade de medida para o troque do motor, que significa metro x quilograma-força. O troque é a força absoluta e influencia na maneira como a potência é produzida. Quanto menos peso há por mkgf, ou, inversamente, quanto mais mkgf existir, mais facilmente o carro reagirá ao acelerador.

4 em 1.
É um tipo de coletor de escarpamento para motores de quatro cilindros. Na prática, saem quatro canos do motor, eles se juntam em uma determinada parte do carro e segue apenas um cano até a parte extrema do automóvel. Se fosse 4 em 2 seriam dois canos na parte extrema do carro.

EP.
É uma sigla que significa Extreme Pressure. Indica os aditivos que permitem ao óleo do motor criar uma fina camada lubrificante nas superfícies metálicas, capaz de suportar pressões muito elevadas sem comprometer o material.

EAS.
A sigla EAS significa Eletronic Actuation System. É um sistema de controle de tração e também de altura do carro em relação ao solo. Também atua como um auxiliar do ABS, agindo mesmo que o pedal não seja levado ao fundo. Sua função em condições extremas de frangem é controlar a altura do veículo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado