Universo tuning #102

Burt Munro quebra o próprio recorde… 36 anos depois de sua morte.
Segundo John Munro, filho de Burt, na época os oficiais da AMA (American Motorcyclist Association, organizadora das medições) não usavam calculadoras. Ele fez as contas e chegou à média de 296,259 km/h, a velocidade correta. John ligou para a AMA, pedindo que o recorde fosse revisto, porém a associação afirmou que “não comete erros”. Então lhes enviou uma cópia do certificado original, pedindo que fizessem as contas.
A resposta foi esta:

“Isto é um novo certificado da AMA, com o novo recorde de velocidade de Burt Munro, que morreu há 36 anos — e finalmente pode descansar em paz, onde quer que esteja.”

A história tem início em 1920, quando Burt foi até uma loja, onde ficou encantado por uma Indian Scout, com motor V-twin de 606 cm³ e pintura vermelha, e a levou para casa. Tempos depois, Burt, que era um entusiasta, começou a modificar sua Scout, a fim de deixá-la mais rápida do que os 89 km/h, sua velocidade máxima.

Ele era vendedor de motos, trabalhava muito e ganhava pouco, e, obrigado a adotar um modo próprio de modificação, improvisava ferramentas e componentes com o metal que iria para o lixo. Chegava do trabalho à noite, ia para a garagem mexer na moto e lá passava a madrugada toda, voltando para o trabalho no outro dia sem dormir. Assim, modificando sua moto ao longo de  50 anos, tornou-se uma das pessoas que mais acumulou conquistas sobre duas rodas no século XX.

O primeiro recorde foi estabelecido em 1962: 288 km/h, na classe abaixo de 883 cm³. Em 1966, na classe abaixo de 1.000 cm³, chegou aos 270,476 km/h. Em 26 de agosto de 1967, o já famoso motociclista Burt Munro, foi até as planícies de sal de Bonneville e estabelece outro recorde mundial. Sua Indian Scout alcança 295,453 km/h, com velocidade não oficial de 331km/h. Feito que lhe rendeu um filme, “Desafiando os limites” (2005), no qual Burt é interpretado por Anthony Hopkins.

O recorde permaneceu até o começo de agosto, quando foi quebrado pelo próprio Burt Munro, 36 anos depois de sua morte. Segundo o site Motorcycle USA, o filho de Burt, John Munro, notou um erro de cálculo nos registros oficiais da AMA. De acordo com o documento, Burt atingiu uma média de 295,453 km/h em duas medições.

Fonte: FlatOut

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado