Universo tuning #98

Como dirigir em segurança na chuva?
Ao dirigir no meio de um temporal, ou com a pista molhada, a recomendação é: muita calma, prudência e atenção. A chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência, contribuindo para o aumento dos perigos e riscos de acidente.


– Antes de pegar a estrada, verifique as condições do carro, como os limpadores de para-brisa e os pneus, assim como a calibragem dos mesmos.

– Dirija a uma velocidade inferior ao limite, talvez você precise tomar decisões importantes. Esta também é a única maneira de evitar os perigos da aquaplanagem.

– Os faróis devem estar acesos, mesmo em plena luz do dia.

– Não ligue o pisca alerta, ele pode confundir e atrapalhar os motoristas.

– Mantenha uma boa distância do veículo da frente.

– Siga o rastro do pneu do veículo à frente, pois ele está tirando a água e abrindo o caminho.

– Sinalize com antecedência antes de realizar uma manobra.

– Tenha uma flanela disponível para limpar os vidros se eles embaçarem e sempre deixe os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule.

– Em caso de aquaplanagem, que é quando o carro plana sobre a superfície molhada, mantenha a calma, retire o pé do acelerador, não pise no freio e tente manter o veículo sobre controle. Assim que a velocidade diminuir, as rodas entrarão novamente em contato com o solo e a direção poderá ser recobrada.

– Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo, muitos acidentes começam assim.

– Pare quando não houver visibilidade, porém, jamais sobre a via ou em baixo de árvores. Elas atraem os raios e podem ser derrubadas pelo vento.

– No caso das motos, evite trafegar pelos cantos para não levar sustos com a água empoçada. Mantenha sempre o farol e as lanternas acesos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado