Universo tuning #94

Dia Mundial do Fusca
Com cerca de 3,3 milhões de unidades fabricadas no país, entre os anos 50 e 80, o Fusca, carro mais vendido do Brasil, comemora seus 79 anos no próximo domingo.

Desde 1995 todos os dias 22 de junho são conhecidos como o Dia Mundial do Fusca. Esta data foi escolhida porque nesse dia, em 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche. Segundo este contrato a Eng. h.c. Ferdinand Porsche GmbH deveria desenvolver o Volkswagen (carro do povo, em alemão), e apresentar o primeiro protótipo em 10 meses. Mais tarde ele viria a ser o carro mais vendido da história.

O povo brasileiro, pela simpatia que tinha pelo Volkswagen, carinhosamente o rebatizou de Volks. O “V” em alemão tem som de “F”, e logo “Volks” se transformou em Folks e posteriormente em Fusca, que foi adotado oficialmente pela Volkswagen, a partir de 1983.

O Fusca tinha como objetivo inicial, ser um carro prático, de fácil manutenção e de longa duração. Na época da 2ª Guerra, com toda a produção alemã voltada para o esforço de batalha, a carroceria chegou a ser alterada para se transformar em jipes militares. Foi o nascimento do jipe Kübelwagen, do veículo anfíbio Schwimmwagen e do Kommandeurwagen.

No Brasil, o Fusca começou a ser fabricado em 1959 e teve sua produção encerrada em 1986. Com o incentivo aos carros populares, voltou a ser montado em 1993 e saiu de linha definitivamente em 1996, com o Fusca “Última edición”. No mundo, o último Fusca foi produzido no México, em 30 de julho de 2003.

O besourinho caiu nas graças do público quando tornou-se Herbie, nas telas do cinema, entre 1969 e 1997. Herbie estrelou 6 filmes, produzidos pelos estúdios Disney, onde era dotado de vida própria, com uma incrível inteligência, carisma e personalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado