Universo tuning #86

Direção ecológica (e econômica)!

Em tempos de preços altos da gasolina e, principalmente, uma maior preocupação com as questões ambientais, a diminuição dos gastos e da emissão de poluentes na atmosfera, se tornou um assunto de interesse coletivo. Confira a seguir, algumas dicas de como economizar e dirigir de forma ecológica.

1. Utilize a faixa verde. Os veículos possuem uma faixa ideal de rotação, essa faixa fica normalmente entre 1.500 e 3.500 rpm, já nos caminhões a faixa é mais baixa – de 1.000 a 2.400 rpm.

2. Utilize o freio motor. Utilize a mesma marcha para descer uma ladeira e para subir.

3. Abasteça em postos confiáveis, pois o combustível adulterado altera drasticamente o desempenho do motor, aumenta o consumo e reduz a sua vida útil.

4. Faça a manutenção periódica. Um veículo em condições ideais de funcionamento gastará pouco e poluirá menos, além de ser mais seguro.

5. Dirija preventivamente. Observe o trânsito atentamente tentando antever os problemas. Acelerações e freadas bruscas também provocam aumento expressivo no consumo de combustível.

6. Planeje o roteiro. Antes de sair estude o caminho, mapas etc. Isso evita voltas desnecessárias, que irão aumentar o tempo do percurso e gastar mais combustível.

7. Reduza a velocidade. 10% na redução da velocidade pode ter impacto de mais 25% no consumo.

8. Mantenha os pneus calibrados. Excesso de pressão compromete a frenagem e muito baixa aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

9. Utilize sistemas de navegação. Os navegadores identificam o tráfego e indicam os caminhos mais rápidos.

10. Sempre que possível, utilize o transporte coletivo ou divida o trajeto com os colegas. Isso reduz o número de carros nas ruas e, consequentemente, trânsito e poluição.

Fonte: Carro Online

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado