Todo fã de carros antigos sabe que portar a placa preta valoriza o veículo e dá até certo status ao dono, mas também sabe que para conseguir permissão para colocá-la exige paciência, permissão por parte de algum clube automotivo e o cumprimento de alguns quesitos básicos.
Separamos algumas dicas de como conseguir esse item tão estimado.
1. O carro será submetido à avaliação por parte de um clube automotivo, que deve estar devidamente credenciado pelo DENATRAN ou pela FBVA. Pesquise bem e veja quais as exigências de cada clube para certificação, pois algumas costumam ser bem específicas.
2. Somente carros com mais de 30 anos podem tirar a placa preta, ou seja, somente carros que foram fabricados antes de 1981.
3. Fique atento à itens como pintura, limpeza, cor, itens de série, bom estado. A maioria dos clubes exige que 80% das peças originais estejam no veículo.
4. Muitas alterações no interior e exterior não permite a certificação do veículo. As cores, tecidos, costuras e desenhos devem seguir a mesma linha do original. A Ferrugem também pode atrapalhar. “Mexer” no motor, nem pensar!
O Objetivo de todas essas exigências é preservar a história, portanto, se seu veículo conseguir a placa preta, este passa a ser considerado de coleção. A partir daí, cuide bem dele, para que o passado esteja sempre presente e em bom estado circulando em nossas ruas.