Definindo o melhor sistema de som automotivo

O melhor sistema de som automotivo é resultado de vibrações de um corpo (membrana, cone, corda, etc.) com frequência aproximadamente compreendida entre 16Hz e 20KHz. Além disso, é preciso que o corpo vibrante se encontre em um meio material adequado para se propagar (no nosso caso o ar).
Essas vibrações causam variações de pressão no meio material (o ar) e que atingindo a membrana do tímpano a fará vibrar com a mesma frequência que o objeto produtor do som.

Podemos dividir o sistema de som automotivo em três faixas básicas de frequência:
Graves: É formado por frequências baixas. É normalmente o que dá corpo ao som. Como exemplo, o som de um bumbo de uma bateria, o som de um contrabaixo, etc.

Médios: São sons situados na faixa média de frequências de áudio. A voz humana é bom exemplo de som tipicamente formado por frequências médias.

Agudos: São sons situados na faixa de frequências altas. Os sons metálicos como o gerado por um prato de uma bateria é um exemplo de som agudo.

Em um sistema de som automotivo básico, normalmente são usadas três vias, que são divididas entre: grave que é feito por alto-falantes de 12” ou 15”; médio alto que é feito pelos drivers e agudos que é feito pelo super tweeter. Este tipo de sistema já pode ser considerado bom, pois é possível identificar os timbres dos instrumentos nas músicas com clareza. Porém, se o seu negócio for qualidade irá precisar de pelo menos mais uma via para ter o sistema completo. Em algumas regiões do país o sistema de quatro vias está presente inclusive em carros de grande porte com elevado número de alto-falantes. Neste caso o sistema é dividido da seguinte forma:

*Sub grave feito por alto-falantes de 15” ou 18”, esta via irá trabalhar de 40Hz até 150Hz normalmente;
*Grave e médio grave feito por alto-falantes de 10” ou 12”, trabalhando de 100Hz até 1000Hz;
*Médio alto, utilizando drivers fenólicos com corte de frequência de 1KHz até 5KHz;
*Agudos reproduzidos pelos super tweeters que começam em 5KHz e trabalham até o final da faixa de frequência audível, 20KHz;

Estes cortes de frequência mencionados podem variar de acordo com o gosto e região do país de quem ouve o sistema, estas variações acontecem na maioria das vezes pelo fato do estilo musical ser muito variado e assim obtêm-se algumas vantagens fazendo o gerenciamento do sinal de forma diferente.
Para não errar, sempre consulte o manual do produto para saber qual a aplicação do alto-falante e não esqueça de pesquisar quais os cortes de frequências disponíveis no crossover que irá utilizar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado