A real potência do sistema de som – Parte II

Conforme prometido, hoje vamos esclarecer mais algumas dúvidas sobre a potência do sistema de som!

Como fazer com que as baterias consigam manter sua carga pelo período desejado?
Ao analisar um veículo com injeção eletrônica que consome em média, no mínimo 25 Ah para funcionar, e que disponha de um alternador de 40 Ah, haverá disponíveis apenas 15 Ah para carregar as baterias auxiliares (isto desconsiderando consumos extras como aparelhos de CD/DVD, alarme, faróis, etc.). Outra solução seria adicionar mais alternadores ou aumentar os já existentes. Nestas situações também se deve tomar algumas precauções, como:
– Cada alternador deverá ter uma linha de alimentação distinta. Ou seja, se tivermos seis baterias, devemos colocar duas para cada alternador, cada um com um cabo do positivo para as baterias;
– Alguns cometem o erro de “jampear” os positivos dos alternadores. Isto fará com que o alternador que tenha a maior tensão fique sobrecarregado, bloqueando os outros dois. Nestes sistemas somente os negativos devem estar “linkados” e o ideal é que os amplificadores tenham os cabos de alimentação trazidos diretamente dos pólos positivos e negativos das baterias. O terminal negativo da bateria original e o ponto de aterramento do carro também devem ser reforçados, ou seja, trazer um reforço do negativo da bateria original, referenciando ao longo da carroceria, uma vez que ela não pode ser considerada uma boa condutora de corrente;
– Deve-se também às especificações dos alternadores. É o caso, por exemplo de quando se trata de carros com motores pequenos, que não podem receber alternadores muito grandes devido as suas limitações.

Em relação aos mega capacitores, quando e como devo utilizá-los?
Os mega capacitores devem ser colocados a no máximo 15,0 centímetros do amplificador e têm como objetivo “corrigir” a corrente, ou seja, quando o amplificador necessita dela, este libera antes da bateria, pois a mesma possui um tempo de retardo maior para fornecê-la. O capacitor não aumenta o tempo de carga e deve ser encarado como um acumulador de corrente e não como um gerador no sistema.

Dúvidas?
Mande sua pergunta pra gente! (:

5 resposta para A real potência do sistema de som – Parte II

  1. Wanderson santana lima diz ():

    num é bem um comentario…. sou fã dos produtos hinor em especial a linha batstaka. vejo muitos projetos na internet e vejo diferentes tipos de caixa acústica, vejo mais dois tipos de caixas pra altofalante, um com o imã pra fora( o chamado invertido) e outro normal. Gostaria de saber por voces qual a real diferenca, ha diferenca entre potencia rendimento etc….. de ja agradeço

    • hinor diz ():

      Olá, Wanderson!
      O projeto de caixa diz muito sobre qual a finalidade do sistema de som. Neste caso, quando os alto-falantes são invertidos a intenção é que se tenha o mínimo de voz e se potencialize a faixa de grave e sub grave, normalmente é utilizado em sistemas de 4 vias. Quando se trata de um sistema de pequeno porte aonde vão dois falantes mais driver e super tweeter, é apenas aconselhável fazer a caixa da maneira convencional, pois assim aproveitamos melhor toda a faixa de freqeência que o falante é capaz de reproduzir.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

    • wanderson diz ():

      obrigado equipe Hinor, como sempre vcs estão em primeiro lugar no meu conceito de equipamentos de som automotivos….
      mais uma duvida (curiosidade + apaixonado por som automotivo)…. Qual é a melhor distribuição entre um sob-grave, médio, drivers e tweeters ?? uma vez postaram que a melhor é 2 medios para cada 1 sub, e uma corneta para cada tweeters…

    • hinor diz ():

      Olá, Wanderson!
      Achamos melhor esclarecer sua dúvida através de um exemplo, sendo assim, citamos abaixo um exemplo de como o sistema irá preencher todas as faixas de frequência.
      Um bom sistema poderia ser montado com:
      2 peças de 18″ que irão fazer a parte de sub grave – 50Hz até 200Hz.
      4 peças de 12″ específicos para médio grave – 100Hz até 1000Hz.
      4 peças de Driver – 1000Hz até 5000Hz.
      2 Super Tweeters – 5000Hz até 20000Hz.
      Isto é apenas um exemplo para você ver como toda a faixa audível fica com cobertura constante o que faz com que o seu sistema tenha força sem perder qualidade.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

    • wanderson diz ():

      vcs são 10 ! ! ! ! \o/ \o/ \o/ \o/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado