Dicas: como dirigir na chuva

Olá, Hinoríacos! Estamos de volta e com vários posts para vocês! Desejamos a todos um ótimo 2012, com o som Hinor no último volume.

Hoje vamos dar algumas dicas para dirigir na chuva, sem correr riscos e manter a segurança. Claro que para isso é preciso cautela e consciência e isso vai de cada motorista. Vamos aos principais pontos:

Diminua a velocidade: com a água presente, fica mais complicado de manter o pneu no chão, pois não há mais apenas ar e piso. Ande em uma velocidade segura, que você saiba que não vai precisar frear bruscamente. Segundo o guru do post de hoje, a velocidade máxima ideal, com pneus em bom estado, é 80 Km/h.

Mantenha distância dos outros veículos: Manter a distância de 3 a 4 segundos do veículo da frente, na chuva, é o ideal. Para saber o tempo, utilize um poste de referência ou outro ponto e conte quantos segundos o seu carro passa após o veículo da frente.

Olhe sempre à frente: essa dica é das mais antigas. O ideal é que você acompanhe os veículos que estão mais à frente daquele que está exatamente na sua frente. Desta forma, você pode prevenir freada brusca e até mesmo acidentes.

Mantenha-se mais ao centro da pista: nas laterais das pistas, a tendência é acumular mais água. Fique sempre mais ao centro, mas também cuide com as faixas, que costumam acumular uma lâmina de água.

Utilize faróis auxiliares: o farol de neblina e auxiliar ajudam a focar mais o chão, iluminando próximo ao carro. E ao contrário do que muitos pensam, o farol alto não ajuda na neblina, só piora a visibilidade.

Pare, se necessário: caso você não consiga ter visibilidade sobre o que está acontecendo, devido à chuva, pare em um local seguro até que diminua. Cuide ao parar em acostamentos, pois pode ser mais perigosos para os outros carros que continuarem trafegando.

As principais dicas são estas. Dirija sempre com consciência!

Via: Autozine

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado