A Instalação Ideal

A montagem de um sistema de som automotivo possui vários detalhes que podem, por muitas vezes, passar despercebidos. A maioria das pessoas esquece que são estes pequenos detalhes que definem a qualidade do sistema, bem como a sua durabilidade. Um fator decisivo é a escolha de uma boa marca e a certificação das características técnicas e custo benefício.

É extremamente importante decidir o estilo de som que se pretende instalar no carro. Para definir isso, podemos usar três estilos: qualidade, SPL e trio elétrico.

Para que possamos entender a constituição de cada um, vamos dar uma breve descrição sobre estes estilos:

Qualidade é o estilo de som mais básico, mas que tem como objetivo a reprodução das músicas com extrema fidelidade no interior do carro;

SPL é considerado o mais agressivo e tem como objetivo dar ênfase nas freqüências de sub-grave (<100Hz) maximizando a pressão sonora dos alto-falantes;

No trio elétrico, o objetivo é fazer muito barulho para fora do carro. Este estilo é muito usado para atender a grandes públicos em grandes distâncias, o que exige mais equipamento e cuidado para que não provoque distorção, incomodando quem está ouvindo.

Listamos ainda nove itens importantes ao instalar o som, para que você não tenha problemas futuramente:

1) Verificar a potência do sistema: é ideal que você saiba exatamente quanta potência irá ser aplicada. Dica: some as potências dos alto-falantes que serão utilizados;

2) Escolher amplificadores equivalentes em potência e impedância;

3) Calcular a alimentação da bateria usando como referência o valor do fusível do amplificador multiplicando por horas de uso;

4) Verificar o alternador do carro e sua possível troca, ou o adicionamento de fontes de alimentação externa.

5) Verificar a espessura dos cabos de alimentação:
– Do amplificador. Valor do fusível ÷ 3,8 = fio em mm;
– Do alto falante. (√ P÷ R) ÷5 = fio em mm.

6) Escolher o tipo de caixa a ser usado de acordo com a aplicação. Atualmente os principais modelos confeccionados são: caixa selada, caixa dutada (dutos cilíndricos/dutos retangulares) e caixa band-pass (conforme figuras):

7) Verificar se a litragem da caixa está dentro do especificado pelo fabricante. Este item é muito importante, pois se a caixa estiver fora das especificações o som pode perder qualidade e até comprometer os alto-falantes. Observação: Se a litragem da caixa não for encontrada no manual, a sugestão é ligar para o fabricante solicitando esta informação.

8 ) Realizar os cortes de frequência específicos para cada via:
– Para o Super Tweeter usar filtro passivo (Capacitor poliéster de 2,2uF/100V);  “via de agudo”;
– Para o Driver usar filtro passivo (Capacitor eletrolítico bipolar de 22uF/100V); “via de médio alto”;
– Para os alto-falantes usar o filtro do CD e/ou do próprio amplificador, este filtro deve ser regulado em 50Hz. “via de grave”.

9) A escolha do aparelho de CD é de fundamental importância, sendo que é sempre interessante que possua saída específica para sub , tenha filtros e equalizações. Estes itens, ajudarão a gerenciar as freqüências do sistema.

Precisamos entender que não basta investir uma fortuna em amplificadores super potentes e depois adquirir alto-falantes de baixa qualidade ou colocar um monte de cornetas que só geram ruído e destroem a qualidade do som. O ideal é montar o som do carro com sistema de pelo menos três vias, que irão proporcionar melhor definição na reprodução do áudio.

Com estas dicas de instalação esperamos melhorar os sistemas de som em automóveis tornando-o mais agradável e com menos ocorrência de problemas durante sua reprodução.

Eng. Maichel Gerstberger
Hinor

Uma resposta para A Instalação Ideal

  1. Fabio diz ():

    Está bueno tengo 2 pioneer champión series quiciera saber que amplificador debo comprar y cuantas cornetas y twuister el auto es un gol 3 puertas

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