Suporte / Perguntas Frequentes


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Selecionamos as últimas perguntas mais realizadas à nossa equipe de atendimento ao cliente da HINOR. 

Gosto muito de sub grave e grave e gosto que o grave seja pesado ou seja reproduzindo baixas frequências que produto eu uso?

O produto mais adequado é o Nokaut, nas versões de 15" e 18" ambos reproduzem sub grave com muita qualidade. diferentes da linha Batstaka que é uma linha mais voltada para ataque este falante pode ser feito com caixas maiores chegando próximo a 100litros o que renderá um pico de frequência da caixa por volta de 80Hz com mais de 6dB de ganho, o que significa muito grave para o seu sitema. Ideal para músicas como Forró, Rock, Sertanejo e todas as demais que exploram as baixas frequências. Maichel Gerstberger.

Como escolher o amplificador correto para o meu sistema?

Em primeiro lugar, você precisa saber a potência de cada peça que você terá em seu sistema, bem como a impedância da mesma. Uma vez conhecidos estes valores, você deve somar as potência reais (RMS) e as impedâncias caso você trabalhe com elas em série. Caso você opte por trabalhar em paralelo você deverá somar as potências e os inversos das imepedâncias, o inverso desta soma será a impedância equivalente. Abaixo, podem-se evidenciar alguns exemplos que auxiliam neste cálculo:

Exemplo 1:
2x 15’ Batstaka 3K6 (1.800 Wrms @ 1 ohm)
- Associe-os em série: 1 + 1 = 2 Ω
- Potência: 1.800 + 1.800 = 3.600 Wrms
- Amplificador: 3.600 Wrms @ 2 ohms

Exemplo 2:
2x 18’ Batstaka 2K6 (1.300 Wrms @ 2 + 2 ohm)
- Associe as bobinas de cada alto-falante em série: 2 +2 = 4 Ω
- Associe então os alto-falantes em paralelo: ¼ + ¼ = ½ → 2 Ω
- Potência: 1.300 + 1.300 = 2.600 Wrms
- Amplificador: 2.600 Wrms @ 2 ohms

Exemplo 3:
4 x Driver HDI300 (60 Wrms com crossover 1.200Hz/18dB @ 8 ohms)
- Associe os drivers em paralelo: ⅛ + ⅛ + ⅛ + ⅛ = ½ → 2 Ω
- Potência: 4 x 60 = 240 Wrms
- Amplificador: 240 Wrms @ 2 ohms

Outra questão que se deve ter cuidado ao escolher um amplificador diz respeito à resposta em freqüência do mesmo, ou seja, quais as faixas de freqüência que ele conseguirá reproduzir sem perder seu ganho. Assim, para drivers e super tweeter busque um amplificador com resposta plena (FULL, 20 a 20.000 Hz). Para os alto-falantes do sistema, a situação não é tão crítica, uma vez que o ideal é um amplificador que responda bem de 20 a 3.000 Hz.

Quais são as principais característticas deste novo modelo o Nokaut?

Este alto-falante possui uma excelente faixa de resposta, ou seja, reproduz com muita eficiência as frequências de sub-grave e grave. Possui aliados, o ataque do Batstaka com o Grave da Linha HPL. Possui 1250W rms de potência, centragem de aramida, borda de tecido cone de celulose entre outros componentes que lhe dão características de tocar com muita agressividade em sistemas tipo trio.

Qual caixa devo usar, selada ou dutada?

As principais diferenças entre caixas seladas e dutadas são a curva de resposta da caixa e o deslocamento da bobina do alto-falante quando inserido em cada uma delas. Quanto à curva de resposta, a caixa selada apresenta uma resposta plana (flat), onde geralmente nenhuma faixa de freqüência apresenta ganho em relação à outra, porém a curva de atenuação do sinal para freqüências abaixo da f3 (freqüência de corte da caixa – as freqüências abaixo desta perdem potência sonora ao ouvido humano) caem com uma taxa de -12 dB por oitava. Já a caixa dutada difere da selada ao apresentar ganho em uma determinada faixa de freqüência (freqüência de pico – fP) podendo chegar, dependendo do projeto, a 10dB em relação a caixa selada, porém como prejuízo temos o fato de que a atenuação da curva abaixo da f3 para este tipo de caixa é de -24dB/oitava, ou seja, uma queda mais brusca quando comparada uma caixa selada. Quanto ao deslocamento da bobina, em uma caixa selada a bobina tende a ter um deslocamento maior quando em freqüências mais baixas, o que acaba por restringir seu uso para alguns casos específicos, diferentemente da caixa dutada que permite estender a reprodução de grave mantendo o deslocamento da bobina dentro do limite de excursão linear do alto-falante.

Quanto à dificuldade de se optar por um dos dois tipos de caixa, tudo depende das necessidades e restrições de uso de cada um, pois caso se deseje trabalhar com uma resposta que apresente um reforço na região dos graves, geralmente escolhe-se trabalhar com uma caixa dutada, porém caso o usuário tenha dificuldades relacionadas a espaço e deseje uma resposta mais plana, opta-se por uma caixa selada, uma vez que as caixas dutadas sempre possuem um volume maior que as caixas seladas.

Qual a diferença entre filtro ativo e filtro passivo?

Um filtro passivo é composto por componentes passivos, ou seja, que não necessitam de alimentação para operarem. Um filtro ativo, ao contrario, é composto por componentes ativos (que necessitam de alimentação, por exemplo, amplificadores operacionais) e passivos. Os filtros passivos comumente são usados após o amplificador, antes dos alto-falantes. Os filtros ativos por sua vez são utilizados antes do amplificador, ou seja, entre a geração do sinal e o amplificador. Os filtros ativos se caracterizam por apresentarem geralmente uma sintonia de qual a freqüência de corte desejada, diferentemente dos filtros passivos os quais são projetados para uma carga específica (alto-falante) e não permitem sintonia, apenas alterando componentes.

Qual a faixa de freqüência que corresponde à graves de ataque?

A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.

Qual a diferença entre filtros de 6, 12, 18 e 24 dB por oitava?

Um filtro passivo é composto por componentes passivos, ou seja, que não necessitam de alimentação para operarem. Um filtro ativo, ao contrario, é composto por componentes ativos (que necessitam de alimentação, por exemplo, amplificadores operacionais) e passivos. Os filtros passivos comumente são usados após o amplificador, antes dos alto-falantes. Os filtros ativos por sua vez são utilizados antes do amplificador, ou seja, entre a geração do sinal e o amplificador. Os filtros ativos se caracterizam por apresentarem geralmente uma sintonia de qual a freqüência de corte desejada, diferentemente dos filtros passivos os quais são projetados para uma carga específica (alto-falante) e não permitem sintonia, apenas alterando componentes.

Os alto-falantes estão com potências cada vez maiores, o que faço para acompanhar o sistema nas frequências altas?

A idéia é você aumentar o número de drivers ou então trabalhar com drivers mais robustos como HDC 1000 e HDC 2000 e com super tweeter HST 600 Trinyum, que possuem maior potência e maior sensibilidade o que fará com que o seu sitema permaneça equilibrado, sem perder ganho na em nehuma faixa de frequência.

Qual a diferença entre o Driver HDC 1000 e o HDC 2000?

O conjunto magnético do HDC 2000 é maior sendo assim possui maior fluxo magnético o que proporciona maior sensibilidade, sobresaíndo quando a questão é campeonato. Sendo que nesta modalidade qualaquer ganho é sempre significativo. E o corte de frequência pode ser o mesmo, funcionando com capacitor de 22uF/100V.

Quero um som com muita qualidade e alta potência o que vocês me sugerem?

A sugestão é trabalhar com 4 vias. Assim você faz a cobertura total de todas as faixas de frequência. Uma idéia é trabalhar com 2 Batstaka 3K6 de 18" (para a parte de sub-grave e grave) 4 peças do Batstaka MB (para fazer a parte de grave e médio grave) 4 HDC 2000 (para fazer a parte de médio alto) e 2 super tweeter HST600 trinyum (para fazer a parte de agudo) com um sitema como este você terá o máximo de qualidade com muita pressão.

A Hinor pretende lançar algum alto-falante na faixa de Grave e Sub-Grave com as características do HPL com mais potência?

Sim, está sendo lançado o Nokaute 2K4 com 1200W rms de potência, ou seja o dorbo da potência do modelo HPL 600. Estará disponével nos modelos de 15" e 18" tocando muito sub com alta eficiência e durabilidade. Outra característica é sua flexibilidade para trabalhar em qualquer tipo de caixa desde que sejam ajustados os dutos.

Quais as pricipais diferenças entre o lançamento HDC2000 e o driver de linha HDC1000? preciso alterar o valor do capacitor?

A principal diferença é a sensibilidade que é maior no modelo HDC 2000 pelo conjunto magnético ser maior possui maior densidade de fluxo magnético. Outra característica do HDC 2000 é manter a eficiência à uma faixa de frequência mais alta. 
O capacitor deve ser usado o mesmo, 22uF/100V.

Existe algum linha de alto-falantes que possui as características parecidas com o HPL600 porém com menos potência, sendo que gostaria de gastar menos com meu sitema utilizando menos bateria e amplificador com menos potência?

Sim. Acaba de ser lançada a linha HPL nova, 10HPL300 12HPL400 e 15HPL500. Esta linha permitirá trabalhar com um sitema compacto, muito eficiente e com baixo custo, tocando muito bem para fora do carro.

Qual o alto-falante de médio posso usar para acompanhar os meus Batstaka 3k6?

O ideal é utilizar a linha MB visto que é o alto-falante que possui mais potência na linha de médio e também possui uma eficiência alta o que o permite acompanhar o 3k6 que possui um Sub-Grave muito forte.

Quais os capacitores que devo usar nos drivers e super tweeters da Hinor?

Para todos os modelos de driver o recomendado é 22uF/100V;
Para todos os modelos de super tweeter o recomendado é 2,2uF/100V;

Quando uso os produtos da linha Batstaka devo usar a saída sub do CD?

Não, para este tipo de alto-falante o recomendado é usar a saída normal (Rear), isso fará com que o alto-falante responda uma faixa de freqüência mais ampla e permitirá que você defina através do filtro Low pass até que freqüência deseja que o alto-falante reproduza.

Existe uma litragem padrão para os alto-falantes da Hinor?

Sim, para os 12” são 40litros; para os 15” são 60litros e para os 18” são 75litros. Estas litragens atendem a todas as linhas de alto-falantes, sendo que o que muda entre elas é o tamanho e comprimento dos dutos. Esta informação pode ser encontrada no manual dos produtos.

Alto-falante não está dando grave.

Motivo

Um dos ALTO-FALANTES ESTA EM CONTRA FASE, OU SEJA, AS POLARIDADES ESTÃO INVERTIDAS. SINAL DE ENTRADA ESTA EM CONTRA FASE. O ATERRAMENTO DO AMPLIFICADOR PODE ESTAR SOLTO OU em ponto errado.

Solução

Verificar a ligação das polaridades dos alto-falantes estão corretas, tambem se no amplificador as ligações dos alto-falantes estão corretas, aterrar o negativo em pontos da carroceria onde não se possa soltar com facilidade, evitando os pontos das dobradiças dos bancos e cintos.

Alto-falante pulando ou distorcendo muito.

Motivo

CAIXA ACUSTICA FORA DE LITRAGEM ESPECIFICADAS PELA FABRICA, DUTO DA CAIXA ACUSTICA FORA DE ESPECIFICAÇÕES, CORTE DE FREQUENCIA FORA ESPECIFICAÇÕES, AMPLIFICADOR COM CORTE ERRADO (exemplo: alto falante de cone seco trabalhando com freqüências muito baixas), TOCA CD OU DVD COM CORTE FREQUENCIA ERRADO.Falta de tensão na bateria, bateria descarregada.

Solução

Segui as especificações do manual de litragem e comprimentos de dutos. Ajustar os cortes sub sônico dos amplificadores ou do toca cd/dvd.

O som em volume baixo está bom com grave firme; ao se aumentar o volume, o grave distorce. Olhando-se para o cone do alto-falante, este excursiona de modo incorreto, dando saltos rápidos.

Motivo

Grandes distorções geradas pelo rádio ou amplificador, causadas por tensão de alimentação baixa ou por ganhos dos amplificadores abertos no máximo.

Solução

Com o aparelho ligado, meça com um multímetro, na entrada de alimentação, e verifique se a tensão está abaixo do especificado pelo fabricante.

Geralmente, abaixo de 11 Volts já é grande a distorção.

Verifique se a fiação de alimentação não está fina demais e se os terminais dos fios estão soldados. A grossura (bitola) do fio de alimentação do positivo deve ser igual à do negativo e este deve estar fixado a um ponto da carroceria bem firme.

Em geral, aterra-se no parafuso do cinto de segurança. Pode-se calcular a bitola do fio dividindo a corrente total do sistema por 5.

Ex.: 30 A / 5 = 6 mm.

Ou diminua os ganhos, para ajustar o nível de distorção gerada pelo amplificador.

Por exemplo: um amplificador com ganho no mínimo precisa de 1,5 Volts para liberar potência máxima; e com ganho no máximo necessita de apenas 10 milivolts (0,01 Volts) para liberar potência máxima.

Nos casos em que a saída RCA do gerador de áudio libera 4,5 Volts, esta proporção fica comprometida.

Som rouco, falhando em volume baixo quando se aumenta o volume, o som parece melhorar.

Motivo

Sintoma de falta de alimentação do pré-amplificador, comumente em sistema com amplificador a transformador (Booster).

Solução

Verificar o fusível de saída da antena elétrica do rádio, que deve ser de 500 miliampères (0,5A) ou se este sistema está saindo em 12 Volts.

Meu Driver ou Tweeter está batendo muito grave!

Motivo

Uso incorreto do capacitor, EM CURTO OU DE MÁ QUALIDADE FORA DE especificação ou corte errado de freqüência dos crossovers ativo errado.

Solução

usar capacitores: (DRIVER 22UF X 100/250V OU TWEETER 2.2UF X 100/250V).

Meu alto-falante está cheirando a queimado!

Motivo

O alto-falante quando novo aparece o cheiro do verniz da bobina, após algumas horas o cheiro desaparece, pode ser também o ganho do amplificador no máximo gerando distorção .

Solução

Deixe sempre o ganho do amplificador abaixo da metade, ajustando-o após elevar o volume do cd.

No o inicio use volume mais baixo.

Alto-falante de 4.5,6 e 6X9.Triaxial quadraxial está chiando ou fazendo barulho

Motivo

Sujeira entre a bobina e o Ima. Ruídos provenientes do amplificador.

Solução

Limpar com jato de ar o alto-falante, verificar o aterramento de cabos do negativo, RCA.

Plugs com mau contato.

Não sai som nos auto-falantes. O rádio é novo, o negativo do canal é do tipo terra flutuante

Motivo

Existe algum curto na ligação.

Solução

Verifique se algum fio ou terminal do falante não está em curto com a lataria do veículo, comumente nos baffles do Gol e do Corsa.

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