Do que depende um sistema de som de boa qualidade?



30/09/2009

Depende de um conjunto de produtos e uma série de técnicas de instalações para um ótimo resultado. Visto que a avaliação do resultado sonoro é feita apenas ouvindo os falantes, drivers e tweeters não importam se eles são de ótima qualidade se o restante do projeto não segue a mesma filosofia. Ou seja: de nada adianta ter os falantes com alta suficiente e potência se o sistema elétrico do carro, as amplificadores, cabos de sinal, cabos de potência e baterias não acompanham a mesma qualidade.

Por exemplo: o uso incorreto de um cabo de alimentação de um amplificador pode gerar a queima do próprio amplificador e dos falantes que estão conectados simplesmente pela falta de corrente elétrica que o cabo não consegue suprir. Outro fator que pode prejudicar ou até mesmo queimar os alto-falantes é a falta de bateria.

Também o uso prolongado do sistema de som sem usar uma fonte externa ou alternador para recarga do sistema elétrico pode danificar as bobinas dos alto-falantes. Com a queda de tensão nas baterias os amplificadores começaram a gerar sinais distorcidos na saída, o que pode provocar a queima precoce dos alto-falantes.

Caixas acústicas mal construídas, mal dimensionadas ou com dutos incorretos podem gerar problemas mecânicos nos alto-falantes devido ao funcionamento fora de sintonia. Além disso, o resultado acústico, principalmente na faixa dos graves fica comprometido quando a caixa não está adequada para o produto.

Um fator importante na qualidade sonora são os cabos de sinal (RCA) que devem ser de boa qualidade, com malha de isolamento, e preferencialmente, passado no lado oposto ao sistema elétrico do carro. Isso ajudará a minimizar possíveis ruídos quando o carro é ligado ou quando se pisa no acelerador.

Portanto, são necessários cuidados em todas as etapas do sistema para garantir um excelente resultado no som que está sendo reproduzido pelos alto-falantes. Esses cuidados começam pela escolha do aparelho de CD, do amplificador, dos cabos, baterias, alto-falantes, caixas e também de um instalador capacitado para realizar o projeto de todo o sistema.

Fotos


Voltar <<