Qual a influência do tamanho do conjunto magnético em um alto falante?



28/11/2011

O conjunto magnético fornece o campo magnético necessário no GAP para o funcionamento do alto-falante. Ele é composto de imã, arruela inferior, pólo e arruela superior. O Ímã é fundamental no funcionamento do alto-falante, pois ele fornece o campo magnético permanente presente no GAP. É composto por um material denominado ferrite. Seu formato é circular com uma abertura central (como um anel).

O GAP é o espaço que fica entre os pólos e a arruela superior. É onde será colocada a bobina, local de grande concentração do campo magnético gerado pelo ímã permanente.


Abaixo ilustração de um conjunto magnético.

Polo Magnético


Sendo assim quanto menor for o GAP maior o fluxo magnético e conseqüentemente maior a eficiência do alto-falante, ou seja, não basta que o conjunto seja grande se o GAP não obedecer esta regra.

Veja abaixo.

Conjunto Magnético

Apesar do conjunto magnético 1 ser menor que o 2, concentra mais o fluxo magnético e por conseqüência tem mais eficiência. O tipo de ferro também aplicado, tem influência no fluxo magnético, alguns conjuntos magnéticos são feitos com ferro fundidoe e este tipo de material possui muitas impurezas (sílicas e bolhas de ar) com alto teor de carbono que dispersam o fluxo magnético.

Para compensar esta perda usa-se uma placa com dimensionamento muito maior que um conjunto que usa ferro com baixo teor de carbono, neste caso o conjunto feito com ferro de alta qualidade fica menor que o com ferro fundido.

Por esses motivos, que um falante com o conjunto magnético menor pode ser mais eficiente do que um de conjunto magnético menor.

É importante observar sempre qual é a eficiência do alto-falante e não apenas comprá-lo pelo tamanho.


Voltar <<