Últimas postagens

Designer desenvolve conceito Citröen Taranis

O designer inglês Peter Norris é o responsável pela criação de mais um carro-conceito da marca francesa, o Citröen Taranis. O veículo é um off-road, desenhado especialmente para uso no rali Paris-Dakar.Como praticamente todos os carro- conceitos, possui motores elétricos, localizados na roda.

Confira algumas fotos do projeto:

Fonte: Creative Technologie

Leia Mais

Pesquisa divulga bactéria que transforma celulose em butanol

Foi descoberta, por um grupo de pesquisa da Universidade de Tulane – Nova Orleans, nos Estados Unidos -, uma bactéria que transforma celulose em butanol. Foram realizados experimentos que levaram à conclusão que a bactéria TU-103 produtos butanol, que é um tipo de álcool. O processo é realizado quando a bactéria elimina a celulose que consumiu.
No Brasil, utilizamos o etanol como combustível, que compõe também parte da gasolina dos postos. O butanol possui vantagens em relação ao etanol, destacando o rendimento, pois usa a mesma energia com 25% menos líquido que o álcool. Outro ponto interessante é a mistura que pode ser feita com a gasolina, sem que sejam adaptados motores para isso.
Esta pode ser uma pesquisa que levará ao uso do butanol, mas, por enquanto, são apenas testes, sem confirmação e previsão de produção.

Fonte: All The Cars

Leia Mais

Salão de Frankfurt – Audi Urban Concept

Hoje é o grande dia, o início do Salão do Automóvel de Frankfurt, que abre as portas até dia 15 para imprensa e, depois, para o público. Para encerrar nossa seção aqui no Impulsionando Atitudes, vamos mostrar hoje o concept da Audi para o Salão de Frankfurt 2011.

Com características voltadas para o deslocamento na cidade, o Audi Urban Concept é mais um dos carros-conceitos que será apresentado pela marca alemã no Salão de Frankfurt.

O veículo possui apenas dois lugares, sendo o assento do motorista posicionado mais à frente do que o do passageiro. O Urban Concept foi desenhado com linhas elementos e linhas futuristas, que são destaque do veículo. Além disso, o carro possui dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íon-lítio e, segundo a fabricante, é feito em fibra e carbono, o que o transforma em ultraleve, ideal para o cotidiano. O motorista também pode ajustar volante e pedais de acordo com as medidas do seu corpo. Características que mostram como as tecnologias automobilísticas estão se adaptando ao uso do consumidor.

Confiram as fotos:

 

Clique aqui para saber mais sobre o salão de Frankfurt.

Leia Mais

Salão de Frankfurt – Jaguar C-X16

É com este carro-conceito, o menor Jaguar desde o XK120, de 1954, que a fabricante britânica vai marcar presença no Salão do Automóvel de Frankfurt.
O C-X16 possui espaço para duas pessoas e é movido por um motor 3.0 V6 de 380 cv e 45,9 mkgf de torque. O modelo vai a 100 km/h em 4,4 segundos e possui como principal diferencial a tecnologia híbrida, desenvolvendo velocidade máxima de 270 km/h e chegando a 80 km/h somente com o uso de baterias elétricas. O modelo ainda possui câmbio de oito marchas.
Para a alimentação do motor elétrico, são usadas baterias de lítio de 1.6 kWh, que ficam atrás dos bancos e são recarregadas pelo sistema regenerativo de energia dos freios (tecnologia KERS – utilizada na Fórmula 1).
O concept apresenta consumo de 17,4 km/l e emissão de 165 g por km rodado, o que dá uma característica ecológica ao veículo.
O peso do carro é dividido igualmente (50/50) entre os dois eixos. As dimensões são: 4,44 m de comprimento, 2,04 m de largura e 1,29 m de altura.
No interior, possui um sistema de interatividade, com tecnologia touch screen. A empresa afirma que o visual do C-X16 faz parte do design para os próximos modelos da marca.
Confiram o vídeo e as fotos do modelo:

 

Clique aqui para saber mais sobre o salão de Frankfurt.

Fonte: Carro Online, Auto Esporte, Carros Ig e Quatro Rodas.

Leia Mais

Salão de Frankfurt – Ferrari 458 Spider

Desta vez não vamos falar de carro-conceito e sim da estreia que a Ferrari vai promover com a reformulação da Ferrari 458 Italia. É a Ferrari 458 Spider, que veio para substituir o modelo antigo, com a novidade de um teto de alumínio no lugar da capota de lona, com recolhimento rápido de apenas 14 segundos. Esta novidade reduziu o peso do veículo em 25 kg.
A marca italiana garante ainda que o defletor corta-vento, permite a conversação, com o teto aberto, se o carro estiver acima de 200 km/h. As especificações técnicas são as mesmas do cupê 457: motor 8V, potência de 570 cv e 55 mkgf de torque. A velocidade máxima reduziu, mas ainda continua elevada, podendo chegar até 320 km/h.

Confiram algumas fotos e o vídeo da Ferrari 458 Spider:

 

 

Clique aqui para saber mais sobre o salão de Frankfurt.

Fonte: All The Cars e Best Cars Uol

Leia Mais

Salão de Frankfurt – Audi A2

O carro-conceito A2, da Audi, é mais um dos veículos que será apresentado pela marca alemã no Salão de Frankfurt na próxima semana. O modelo elétrico possui diversas novidades para a tecnologia mobilística, com inovações que vão desde os faróis até o revestimento interno. O A2 possui sob o capô um motor elétrico, painéis digitais e sistemas sensíveis ao toque, com a tecnologia touch screen e, a principal diferença, o teto de vidro escuro que, ao apertar um botão, muda para transparente. Nos faróis, as luzes inteligentes possuem adaptação conforme as condições de visibilidade, e são compostos pela tecnologia LED. Além disso, o veículo possui sensores de abordagem integrada, que detectam o proprietário e podem destravar as portas através de gestos.

Com espaço para cinco pessoas, pode ser utilizado por quatro pessoas, com espaço disponível para uma bicicleta (desde que tenha a roda dianteira removida). As dimensões identificam o carro como uso urbano, possuindo 3,8 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,49 m de altura, com aproximadamente 1.150 kg.

Entre as características ténicas, está a autonomia de 200 km com apenas uma carga de bateria, que pode ser recarregada em 4 horas através de uma tomada de 240 volts. O motor elétrico de 113 cv, 85 kW e 27,5 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos e atinge velocidade máxima de 150 km/h.

Confiram, abaixo, os desenhos do modelo e fotos divulgadas na última semana:

 

Clique aqui para saber mais sobre o salão de Frankfurt.

Fonte: Auto Esporte, Notícias Automotivas, Carro Online e Motor Quatro.

Leia Mais

Designers projetam Ferrari de 2025

Fala, galera!

Fugindo um pouco do tema Salão de Frankfurt, hoje vamos mostrar pra vocês o que seria uma previsão para a Ferrari em 2025. Quatro designers do Istituto d’Arte Applicata e Design (IAAD), projetaram um modelo futurista da marca Italiana. É a Ferrari EGO (Emotional Generation One), que teria fibra de carbono na sua constituição, com interior inspirado em aviões de caça e luzes (faróis e lanternas) de LED.

Os estudantes explicam que a inspiração partiu dos modelos Ferrari P3 e P4/5, utilizando a tecnologia avançada, com cockpit inspirado em caças de combate, carroceria em fibra de carbono, estrutura de chassi em alumínio tubular e para-brisa widescreen.

Confiram algumas fotos do projeto que foram divulgadas pelos estudantes:

 

Fonte: Carsale e Carros Ig

Leia Mais

Salão de Frankfurt – Yo-Concept

E aí, rapaziada! Em mais uma seção do Salão de Frankfurt, vamos falar hoje do carro conceito da marca russa Yo-Auto.

Entre as principais características estão os vidros cortados na diagonal, as portas que se abrem em direção à traseira, facilitando o acesso dos passageiros e o para-brisa com corte triangular do vidro, que ultrapassa os limites do teto.

A montadora Yo-Auto, que está atuando no segmento verde do mercado mundial, ainda é nova e pouco conhecida e a sua apresentação com o conceito Yo-Concept está ligada a uma previsão de outros dois modelos híbridos que a marca pretende lançar.

Confiram, abaixo, o vídeo e as fotos do Yo-Concept:

 

Clique aqui para saber mais sobre o salão de Frankfurt.

Fonte: All The Cars, Notícias Automotivas e Auto Car

Leia Mais

Salão de Frankfurt – Porsche 911 2012

Fala galera! A nossa atração de hoje, na seção Salão de Frankfurt é o novo Porscher 911 2012.

O cupê esportivo, que já foi apresentado pela Porsche antes do Salão de Frankfurt, será uma das principais atrações do evento, onde será oficialmente lançado. Entre as diversas características de destaque do veículo está a redução de 45 kg no peso, o aumento de 5 cm no comprimento e o teto, que está mais baixo. A traseira recebeu característica futurística e a lanterna possui um perfil mais baixo além de nova tela de LCD, parte do sistema multimídia que permite melhor conectividade com aparelhos portáteis.
Apesar de algumas alterações, a marca evitou mudanças radicais, de forma que não degradasse os fãs, mantendo os elementos visuais da série 997, que está sendo substituída pelo 911.
O modelo tem duas versões apresentadas até o momento: 911 Carrera e 911 Carrera S. O primeiro, possui unidade de 3,4 litros com potência de 350 cv (um aumento de 5 em relação ao anterior) e o Carrera S. tem unidade de 3,8 litros com 400 cv (aumento de 25cv). Tanto na caixa manual quanto na automatizada PDK, possui sete marchas. Além disso, a versão com PDK vai de 0 a 100km/h em 4,6 segundos e o Carrera S. chega a esta velocidade em 4,3s.
Outro destaque é a melhoria no consumo e emissão de gás carbônico, que foram reduzidos em até 16%.
Confiram algumas fotos:

 

Clique aqui para saber mais sobre o salão de Frankfurt

Fontes: Best Cars Uol e Carsale

Leia Mais

Salão de Frankfurt – Citröen Tubik Concept

A marca francesa Citröen possui uma inovação promissora para o Salão de Frankfurt de 2011. É a minivan conceito Citröen Tubik. Inspirada na antiga van de entregas Citröen H Van – também chamada de Tub – , a minivan prioriza o conforto alinhado a um design futurista. Com espaço para nove pessoas, possui as portas em forma de asas, para facilitar o acesso a todos os lugares.
Segundo a própria fabricante afirma, o objetivo do veículo é “resgatar o prazer da condução e da viagem compartilhada, inteligente, conectada e verde”. Com a motorização híbrida, possui motor a diesel que move as rodas dianteiras e motor elétrico movendo as rodas traseiras.
O conceito terá 4,80 metros de comprimento, 2,05 m de altura de 2,08 m de largura, em uma carroceria cilíndrica, com para-brisa inclinado. Além disso, os retrovisores são substituídos por câmeras, que também estão presentes na parte traseira, para auxiliar na ré.
Os bancos podem sair da posição tradicionando, sendo posicionados de frente um para o outro ou até reclinados. Outro diferencial é o sistema de som de alta definição. A potência não foi divulgada, mas segundo a Citröen, a emissão de poluentes deve ser semelhante a de um sedã grande.
Confiram, abaixo, fotos deste modelo que chega para inovar o conceito de minivan futurista.

 

Clique aqui para saber mais sobre o Salão de Frankfurt.

Fonte: Uol Carros e Fubiz

Leia Mais