Freios ABS são mais seguros?

Infelizmente, não são todos os motoristas que se preocupam com a segurança no trânsito e acabam não respeitando todas as leis que fazem parte desse meio tão importante para todos.

Com isso, é cada vez maior o número de acidente4s de trânsito ano após ano, pois não existe, por parte de alguns motoristas, o devido cuidado, não só com o seu veículo, como também para outros que fazem parte do trânsito, seja na estrada, na rodovia ou numa via principal.

Para aumentar o cuidado e a segurança no trânsito, foi desenvolvido um tipo de sistema de freio, chamado ABS, que é mais seguro. Você já ouviu falar sobre ele? Sabe como funciona? Será que ele é realmente tão seguro como dizem? São essas questões que iremos abordar ao longo deste texto.

Frios ABS

Desde o ano de 2014, os freios ABS foram obrigatoriamente inseridos em todos os veículos fabricados no Brasil, justamente por terem se tornado uma referência em relação aos tipos de frenagem encontrados nos mercados.

Sendo considerado o mais seguro sistema de freio existente, ele é um item indispensável para os nossos carros.

Agora, você sabe como ele funciona? Entenda a partir de agora.

Para início de conversa, o termo ABS vem do inglês, Antilock Breaking System, que numa tradução livre seria Sistema de Freio Antitravamento. Sua principal função é, sempre que os freios forem acionados, impedir que as rodas do veículo percam contato de tração com a superfície da estrada.

Com isso, eles irão impedir que o veículo derrape e, sem controle, siga rua abaixo. Existem ainda outros fatos, mais voltados para as freadas repentinas, bruscas, que impedem com que haja uma colisão com o veículo da frente. O sistema de freio ABS faz com que o veículo tire o máximo de proveito do atrito estático criado com o chão.

De uma forma geral, existem vários modelos de freios ABS, mas a sua composição se dá de forma simples. Num todo, são quatro componentes: os sensores de velocidade, a bomba, as válvulas e a unidade controle. Cada um possui uma função específica para fazer com que o sistema ABS funcione de forma perfeita.

Entretanto, os sensores acabam tendo um destaque maior entre os componentes, pois é a partir deles que os comandos são direcionados para outras partes do sistema. Como exemplo, os sensores de velocidade estão localizados em cada uma das rodas e, além de monitorar a rotação do veículo, indicam para a unidade de controle quando os pneus estão prestes a travar.

Na sua essência, os freios ABS são travas que possuem um sistema de frenagem único que evitam que o veículo derrape.

Por que os freios ABS são considerados os melhores e mais seguros?

Se antigamente, o sistema de freio dos veículos antigos se dava por disco, o fato de serem através do sistema ABS, se dá, principalmente, porque quando são acionados bruscamente, não fazem o veículo derrapar.

Com isso, os freios ABS simulam o comportamento de um motorista experiente, fazer a frenagem de forma gradual, sem perder o controle do veículo. Isso se dá, inclusive, em veículos que estejam transitando por pistas molhadas.

É por isso que o freio ABS, além de ser melhor tecnologicamente falando, ele corrige os possíveis erros humanos na hora de frear o veículo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado