Todo o charme do Opala

Carro feito para quem gosta de colecionar veículos, o Opala foi um modelo fabricado pela General Motors no Brasil, sendo o primeiro modelo de passeio fabricado pela montadora no país e teve a sua produção durantes os anos de 1968 e 1992.

No ano de 1968 as pessoas conheceram o modelo Opala, que foi apresentado no Salão do Automóvel. Com forte inspiração no modelo alemão Opel Rekord, teve o estilo e a potência mais voltados para o americano Impala, veículo também pertencente à mesma marca. O nome Opala surgiu da junção dos nomes, Opel com Impala.

Com pouco tempo de apresentação, o veículo foi um sucesso de vendas, sendo muito bem aceito pelo público.

Sua fabricação ocorreu até o ano de 1992. Passando por vários estilos e finalidades, até hoje é possível encontrar um modelo circulando pelas ruas. Sempre considerado como um grande carro, se tornou um item de colecionador.

Modelo

O Opala era classificado como um Sedan de Luxo. Sua carroceria poderia ser de três tipos: Coupé, com 2 portas, Sedã, com 4 portas e o Station Wagon, com 2 portas.

Os seus motores variavam de acordo com o modelo do carro, mas o menor deles era o 2.5 I4, com 85 cavalos. E o seu maior motor era o 4.1 I6, com 125 cavalos. Sua transmissão se dava em duas formas: 4 e 6 cilindros. Tanto os de 4 como os de 6 cilindros, você encontrava com 3 a 5 velocidades, manuais ou automáticos.

Era considerado um carro grande, que tinha 4,84 metros de comprimento e pesava 1376 quilos.

Versões do Opala

O Opala teve diferentes versões, sendo elas:

Standard/Especial – considerada a versão mais em conta do veículo, possuía o acabamento mais simples, e vinda de fábrica com um motor de 4 cilindros e freios a tambor. Passou a ser chamado apenas de Opala até o ano de 1985, quando foi rebatizado de Opala L.

Luxo – era a versão mais cara da linha, com acabamento superior e cromados exteriores, tinha como opcionais os freios a disco e teto de vinil. O motor era o 3800.

Gran Luxo – lançada no ano de 1971, foi considerada a versão top de linha, recebendo um acabamento melhor do que o Luxo. Poderia escolher a versão, se Coupé ou Sedan, duas opções de motor e o câmbio no assoalho.

Opala SS – a versão esportiva do Opala. Sua carroceria tinha 4 portas e foi lançado para competir com os modelos de veículos esportivos, tendo um acabamento diferente, volante de 3 raios, rodas esportivas, painel de conta-giros e faixas esportivas com o nome SS nos para-lamas. O grande destaque da versão foi o modelo com o novo motor 4100, bancos individuais e câmbio de 4 marchas no assoalho.

Caravan – reestilizado e numa nova versão, a perua Caravan foi lançada. Baseada na variante Statios Wagon, possui as mesmas opões de motores e acabamento.

Comodoro – lançado no ano de 1975, o Comodoro foi o lançamento de uma nova versão de luxo. Essa versão possuía toques de jacarandá, meio teto de vinil e um filete de linha de cintura de carroceria.

Diplomata – uma versão mais luxuosa da Caravan, Possuía diferenciais de série, como ar-condicionado, motor de 6 cilindros, direção hidráulica e toca-fitas.

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