Dica Hinor – Qual é a melhor caixa de som, dutada ou selada?

 

Para se obter um bom desempenho do equipamento de som, é necessário que se tenha uma caixa bem planejada e executada. Uma dúvida comum é qual o melhor tipo de caixa de som, dutada ou selada? A resposta é: depende. Essa escolha dependerá do seu equipamento e do que você deseja com ele.

A caixa de som selada é menor e ocupa menos espaço, ideal para quem quer um som mais plano, e possui menos distorção. Outro fato interessante, é que são mais fáceis de construir, sendo assim, gera uma menor possibilidades de erros na hora da execução.

A caixa de som dutada seria ideal para quem gosta de um grave estendido, ou melhor dizendo, quem gosta de abrir o porta malas, as dutadas ocupam maior espaço e são um pouco mais complexas de serem feitas.

Outro fator que influência na hora de decidir entre a dutada ou a selada é o alto falante. Existe um cálculo bem simples que pode ser feito e que pode ajudar na hora de decidir, você precisará utilizar dois parâmetros Thiele-Small do alto falante, ambos podem ser encontrados no manual do alto falante.

São eles:

  • Frequência de Ressonância ao ar livre (Fs)
  • Fator de Qualidade Elétrico para o Fs (Qes)

A relação entre esses dois é chamado Eficiência da banda passante (EBP), para se calcular, devemos dividir o primeiro pelo segundo.

Cálculo: EBP: Fs/Qes

Se o resultado obtido for menor que 50 o ideal seria utilizar uma caixa selada, se for maior 60 o ideal seria uma caixa dutada, se ficar entre 50 e 60 ambos os tipos podem ser utilizados.

Exemplo: O alto-falante 12” Carbono 700 é um subwoofer com 350 W RMS, ideal para quem busca qualidade de som nas baixas frequências, seus dados de Fs e Qes são:

Fs: 29,24

Qes: 0,87

Cálculo: EBP: 29,24/0,87= 33.60

Nesse caso o ideal seria utilizar uma caixa selada> Sempre procure auxílio de um profissional na hora de planejar qual será a melhor opção para o som do seu carro, existem outros fatores que podem influenciar na hora escolher uma boa opção.Dica - Caixa dutada ou selada

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado