Ar condicionado manual ou automático? Melhor opção!

Um dos maiores confortos que os veículos oferecem é a utilização do ar condicionado. Pegar uma estrada, num calor que até o asfalto derrete é algo que ninguém que encarar, e uma forma de amenizar esse sofrimento é utilizar o ar condicionado do veículo, que ameniza o calor, deixando o carro com um clima agradável.

Acontece que nem todos os veículos possuem ar condicionado, embora seja estranho dizer isso. E, aqueles que possuem, são manuais. A grande discussão sobre a utilização do ar condicionado se dá pelo fato de uns veículos terem a opção automática, enquanto outros oferecerem apenas a manual. E aí, qual é a melhor opção?

É para isso que estamos aqui e queremos te ajudar a entender melhor esse processo, informando qual deles é o melhor. Fique por aqui e saiba mais sobre eles.

Comparando e conferindo

Um dos grandes problemas dos motoristas é que eles, ao quererem ajustar a temperatura do ar condicionado, precisam desviar um pouco a sua atenção do trânsito. Provavelmente, você leitor, deve passar constantemente por essa situação. Esse caso é mais comum, pois a maioria dos ares condicionados encontrados nos veículos são manuais, o que remete a este tipo de ação.

Tirando isso, a qualidade entre eles é a mesma. No quesito entregar uma melhor temperatura, ambos não apresentam diferença entre eles. Os dois fazem uso das mesmas peças, do mesmo sistema de refrigeração. Importante que tenham a manutenção em dia, pois assim, entregarão a mesma qualidade. A diferença entre eles se dá no ajuste da temperatura.

No ar condicionado manual, você tem até quatro níveis de velocidade do ar, e uma graduação que parte do menos para mais frio. O motorista opta por uma, de acordo com o que está sentindo, e dessa forma, deixa o ambiente mais agradável. O grande problema é quando o veículo sofre com algumas mudanças de deslocamentos, passando por ambientes mais quentes ou mais frios.

Já no ar condicionado automático, o motorista irá optar por uma temperatura. Uma vez selecionada a temperatura, o ambiente interno ficará nessa temperatura. Os sensores internos irão identificar a temperatura e farão a troca de ar para deixar da forma que o usuário quer. Independente do local onde o carro estiver, seja num calor infernal ou numa geleira descomunal, a temperatura uma vez escolhida, seja mantida.

Mesmo que ele possa ter até 10 opções de velocidade de ventilador, isso em nada influenciará na temperatura interna nos carros que possuem o ar condicionado automático. A velocidade, nesse caso, só irá mudar a troca de ar interno, acelerando ou não a sua mudança.

Isso significa que, se você escolher 23 graus em um carro que está há bastante tempo sob o sol, a velocidade do ventilador só vai interferir no tempo em que será necessário para o ambiente interno chegar aos 23 graus. Quanto mais forte for a força do vento, mais rápida a temperatura exigida será alcançada e, uma vez alcançada, ela se mantém constante.

Portanto, o grande lance do ar condicionado não é sobre melhor ou pior, mas sim, escolher aquele que mais se adequa à sua necessidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado