Fiat 147 – Por que ele foi sucesso?

A montadora FIAT lançou em 1976 o modelo 147, que a princípio, não tinha nada que chamasse a atenção, tendo sido lançado sem muita expectativa.

Acontece que o lançamento do FIAT 147 foi um sucesso, o que fez com que a fábrica da empresa, que havia sido instalada em Betim, na cidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, fosse para fora doe estado, tamanho o sucesso do veículo nos mercados.

O modelo foi baseado no carro italiano 127, lançado no ano de 1971. Logo assim que foi lançado, foi considerado o carro do ano, pela imprensa especializada de diversos países e, no ano de 1975, se tornou o veículo mais vendido na Europa, chegando à marca de 500.000 unidades.

Quando foi lançado, o modelo tinha um desafio grande, pois iria competir com o Fusca, com o Chevette e com a Brasília, todos eles sucessos de vendas no Brasil.

Assim que lançado, o FIAT 147 foi denominado “carrão pequeno”, o primeiro veículo nacional com motor transversal. Antes de ser lançado, o veículo foi testado por mais de um milhão de quilômetros a fim de pôr em prova a estrutura, o desempenho, o consumo, a robustez da suspensão e da tração dianteira.

Apresentado ao público no ano de 1976 no Salão de Automóvel, no lado de fora do Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, possui um circuito de 300 metros de extensão, onde um funcionário da fábrica levava os curiosos para darem uma volta no modelo.

Possuía uma potência tímida, embora não fraca, com uma tecnologia mais avançada que a dos seus concorrentes, conseguindo ter uma performance parecida com a dos outros carros da época, mas com uma eficiência maior no que diz respeito ao consumo de combustível.

Era um veículo com motor 1.0 que fazia páreo com os concorrentes de 1.4 e 1.6, ainda fornecia uma economia no combustível. Isso se dava graças ao seu baixo peso e pequenas dimensões.

Possuía um bom espaço interno, modernizado, ergonômico, além de possuir o estepe junto ao motor, liberado mais espaço, aumentando mais ainda o bom espaço do porta-malas traseiro.

Tinha diversas categorias, como o Hatch, o Sedã Compacto, a Perua e a Pequena Picape.

Foi sucesso de vendas até 1984, onde teve a sua linha de produção finalizada.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado