Crossover no som automotivo: qual sua função
O que mais incomoda os apaixonados por som automotivo são os “buracos” no som e os cancelamentos. Se o gerenciamento das frequências não estiver correto, pouco importará a potência já que o conjunto não será reproduzido com qualidade. Essa é uma preocupação de quem participa de campeonatos ou ainda de quem apenas aprecia qualidade sonora.
Para que isso não ocorra é importante que o conjunto de som tenha um crossover. É função dele distribuir de maneira correta e uniforme as faixas de frequências que cada componente irá atuar. Através dele será possível ter a máxima qualidade sobre cada alto-falante instalado.
Resumindo, sem o crossover tanto subwoofers, drivers e tweeters receberão a mesma frequência, o que prejudica o desempenho das funções específicas de cada um. Além disso, a ausência do equipamento pode ainda causar distorções no som, enfraquecimento de autonomia e até mesmo a queima dos alto falantes.
Divisor de frequência
Você poderá procurar uma outra solução, mas somente o crossover poderá fazer essa divisão de forma eficiente. Ele recebe o sinal enviado pelo CD/DVD player e envia aos altos falantes a faixa adequada para cada um. Com ele há harmonização do som e por isso, alta qualidade.
Com a configuração adequada do crossover os componentes receberão suas faixas de frequência específicas:
- Subwoofer receberá apenas as frequências graves;
- Driver receberá apenas as frequências médias altas;
- Tweeter somente as frequências agudas;
Faixas de atuação do crossover
Os crossovers do mercado apresentam atuações diferentes e alguns fazem apenas um tipo de corte outros possuem a faixa restrita, mas todos irão usar as nomenclaturas explicadas a seguir:
High Pass
Um crossover do tipo passa alta (“high pass”) é um filtro que permite que frequências acima de um certo valor passem sem serem filtradas, e as abaixo do mesmo ponto continuam a passar pelo filtro, mas são atenuadas de acordo com a curva do crossover.
Low Pass
Um crossover do tipo passa baixa (“low pass”) é justamente o oposto, as baixas frequências passam, mas as altas são atenuadas.
Configuração correta é essencial
Apesar da sua funcionalidade bastante específica, o desempenho perfeito do crossover está relacionado a sua correta configuração. É importante que as faixas sejam definidas de maneira assertiva, para que a distribuição das mesmas dê o resultado esperado.
Assim, é importante que você procure um crossover com amplas faixas e que permita o ajuste dos cortes de frequência. Também é importante que ele tenha vias de passa-faixa o que permitirá que você defina exatamente o inicio e fim da atuação de cada componente.
Como dica, podemos exemplificar um corte de um sistema de 4 vias:
Subwoofer – 40Hz á 180Hz
Mid Bass – 180Hz á 1kHz
Driver – 1kHz á 8kHz
Tweeter – 8kHz á 20kHz
Filtro subsônico
Os filtros subsônicos eletrônicos são encontrados nos crossovers como um recurso adicional. Normalmente, é um recurso ajustável que pode ser programado para funcionar conforme a necessidade de cada sistema de áudio.
O modelo de crossover da Hinor, o HX 4000 possui o filtro subsônico na via de baixa e também passa faixa para as outras vias. Assim, as faixas de frequência ficam em:
VIA LOW
– SUBSONIC FILTER: Corte ajustável de 20 Hz a 50 Hz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;
– LOW PASS: Corte ajustável de 50 Hz a 200 Hz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;
– Controle de ganho ajustável.
– Seletor de fase 0º á 180º.
VIA MID LOW
– HIGH PASS: Corte ajustável de 80 Hz a 200 Hz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;
– LOW PASS: Corte ajustável de 500 kHz a 5 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;
VIA MID HIGH
– HIGH PASS: Corte ajustável de 700 Hz a 4 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;
– LOW PASS: Corte ajustável de 1 kHz a 20 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;
VIA HIGH
– HIGH PASS: Corte ajustável de 5 kHz a 12 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª;
– LOW PASS: Corte fixo em 22 kHz. Filtro com atenuação de 12dB/8ª
Vale ressaltar que para um bom desempenho é preciso que o projeto do som automotivo seja harmônico e que considere a qualidade individual de cada um dos componentes.
Se ainda ficou alguma dúvida sobre a funcionalidade do crossover, veja este vídeo do nosso engenheiro de projetos, Maichel Gerstberger.
https://www.youtube.com/watch?v=qvwsIfrdnFE