Arquivos do dia: 31/01/2017

Você sente falta de grave no som? Entenda!

Se há algo que irrita mais do que precisar mexer no painel do carro para receber o equipamento de som, é a falta de grave no som. Você já sabe que é preciso ter atenção aos escolher os equipamentos e principalmente, considerar seu objetivo ao fazê-lo. Mas, também é preciso entender minimamente de som automotivo para não levar gato por lebre. Geralmente, quem possui um som automotivo de porte instalado no carro, quer que ele seja discreto, de fácil instalação, mas que comporte todas as faixas de frequência sem a necessidade de excesso de equipamento, não é? Quando a busca por essa solução acontece é comum encontrar no mercado modelos simples, que até otimizam espaço, mas em nada trazem qualidade sonora, geralmente não resolvendo a falta de grave no som. Para que você não corra o risco de levar algo que não atenderá sua expectativa, nossa equipe respondeu algumas perguntas afinal, é preciso ter um bom alto-falante aliado a uma boa caixaria e um amplificador eficiente para garantir o grave no som: * O que provoca a ausência de grave em um som? Nosso ouvido é capaz de identificar quatro faixas de frequências distintas. Uma delas, a faixa de sub grave e grave começa em 20Hz e vai até aproximadamente 150Hz. Se não tivermos um alto-falante inserido em uma caixa acústica que faça a reprodução desta faixa de frequência, teremos uma deficiência nesta faixa conhecida popularmente por falta de grave.  * Qual a deficiência existente no equipamento que provoca isso? Quando a via de baixa frequência existir e mesmo assim estiver com alguma deficiência, outros fatores devem ser avaliados. A inversão de polaridade do alto-falante, por exemplo, pode causar esta deficiência. O corte de frequência inadequado também está entre os principais geradores de problemas de reprodução.  * Por que o grave…
Leia Mais

O que considerar ao escolher o som do meu carro

Os carros evoluem de forma muito rápida. A cada novo lançamento, diversas tecnologias são incorporadas aos veículos gerando maior conforto, autonomia e segurança. No entanto, enquanto melhorias são feitas em vários itens, o sistema de áudio continua em segundo plano. Sendo  assim, saiba o que considerar ao escolher o som do meu carro? Na opinião de nosso engenheiro Maichel Gerstberger, não é exagero afirmar que nos modelos nacionais não há a existência de áudio, mas sim de barulhos gerados por apenas uma fonte sonora de cada lado do veículo. Esses alto-falantes reproduzem apenas uma faixa de frequência de 20Hz a 20KHz, ou seja, uma missão quase impossível para os equipamentos de fábrica. Então, para que você possa melhorar a qualidade dos equipamentos de áudio do seu carro, separamos algumas dicas práticas para você considerar ao escolher o som do seu carro. Antes de tudo é importante ter definido a finalidade do sistema de som. Você precisa ter em mente qual será o objetivo ao montá-lo.  Os três principais objetivos, normalmente, são: * Sistema de som para tocar para fora do carro: usado em festas, churrascos, eventos de som…. * Sistema de áudio para dentro do carro: uso restrito para quem está dentro do veículo, viagens, dia-a-dia… * Sistema misto: é um sistema que possui características que permitem ser usado com qualidade quando estiver fechado e ao mesmo tempo tocará bem com o porta-malas aberto.   O que vale mais: conjuntos predefinidos ou montar individualmente? A resposta dessa pergunta é respondida pelo seu perfil. O que lhe agrada mais? Geralmente os fabricantes ofertam as duas opções. Segundo Maichel, se você não tiver muito conhecimento técnico, vale a pena optar por sistemas prontos. Mas, se a intenção é criar algo mais elaborado, focado nas suas preferências sonoras, a melhor opção é que você mesmo faça…
Leia Mais

Vantagens de instalar o som automotivo com um profissional

Vantagens de instalar o som automotivo com um profissional Se você é um apaixonado por som automotivo, certamente sabe o quanto o investimento em um produto de qualidade é importante. Da mesma maneira é indispensável que a instalação do mesmo seja feita de forma correta e principalmente, segura.  Uma ligação errada é suficiente para acabar com o alto investimento feito no seu equipamento. É por isso que nós indicamos a instalação do som automotivo com profissionais. Há uma série de empresas especializadas que oferecem serviços diferenciados, além de toda atenção necessária para manter seu som e sua caminhonete, intactos. Nossa experiência já comprovou que instalar o som da forma errada pode causar todo tipo de problema. Desde os mais simples que são a queima das componentes instalados (alto-falante e amplificadores), até danos sérios como pegar fogo no carro. E isso não é nenhum exagero. Ao dar início a instalação do som automotivo, procure uma loja especializada e com boas referências. Fique atento ao manual do produto e cobre do instalador que ele faça o projeto conforme as orientações que constam nesse guia ou seguindo as indicações de profissionais da fábrica. Interferência de uma instalação errada Se você investiu em bons componentes é porque você quer qualidade sonora, certo? Então saiba que a perda dela é a principal interferência de uma má instalação. Esse fato pode simplesmente, acabar com a fidelidade da reprodução do som. Exemplos mais comuns são caixas inadequadas que fazem com que o alto-falante toque fora da sintonia e cortes de frequência que quando não realizados da forma correta geram cancelamentos no som e danificam os componentes. Vale ressaltar que o profissional que faz a instalação tem acesso direto ao fabricante então além do manual, ele pode tirar qualquer dúvida através do Call Center das empresas. Se a…
Leia Mais