Entendendo a potência do meu som automotivo

Potência, eficiência e volume: como entender esses três pontos?

Você gosta de som. Gosta de ouvi-lo alto. Gosta de contagiar as pessoas com ele. E quer fazer tudo isso com qualidade, certo? Então, você precisa compreender os três principais itens do som automotivo: potência, eficiência e volume.

O nosso engenheiro, Maichel Gerstberger sempre ressalta que colocar a potência em primeiro lugar é um erro. Isso porque, os alto-falantes são medidos através de sua eficiência.  Esse é o motivo pelo qual você provavelmente já ouviu um alto-falante de menor potência tocando mais do que seu concorrente com potência maior. “É importante lembrar que potência é apenas o que o alto-falante suporta. Se ele tem por exemplo 1.000W rms esta é a potência que pode ser aplicada nele sem que o mesmo sofra danos elétricos ou mecânicos. 

O que difere potência e volume?

Como você já sabe a potência é o máximo que pode ser aplicado a um sistema. Por exemplo, um sistema com dois alto-falantes de 500W rms pode receber até 1000W rms de potência. Já o volume é a faixa de ganho que está sendo aplicada. No caso de um aparelho de CD que vai até o volume 50, a máxima potência será aplicada quando o volume estiver no máximo. Salvo a questão das distorções que é assunto para outro artigo.

E se você tem procurado por uma potência ideal para o som de sua caminhonete, esqueça. É preciso pensar em equilíbrio e para isso o conselho é investir em itens da mesma família.

Agora, se você curte som alto é preciso tomar alguns cuidados com a nossa legislação para evitar dor de cabeça. Recentemente o Código Brasileiro de Trânsito sofreu alterações e uma nova maneira de fiscalização do excesso de som está em vigor. Você pode entender melhor sobre isso clicando aqui.

 

Guia básico:

Eficiência é rendimento do sistema sem perder a qualidade sonora.

Potência é o máximo que pode ser aplicado a um sistema.

Volume é faixa de ganho aplicada ao áudio

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado