Universo Tuning #130

A luminosidade perigosa das faixas de LED

farol_led_blogQuem faz parte da cultura automotiva já deve conhecer as fitas de LED, a nova sensação para quem gosta de customizar seu carro devido ao seu apelo estético e auxílio de iluminação.

Há duas formas de se instalar a fita: colar pelo lado de fora do conjunto óptico ou instalar na parte interna desse conjunto, o que oferece riscos. O problema de abrir o conjunto óptico está no processo, que é montado a partir dos cabos de alimentação da fita com os fios de polos positivo e negativo do farol e passar essa fiação por trás dele. O acionamento é feito pela mesma chave de ligamento dos faróis. O processo, porém, é considerado um tanto quanto invasivo e pode originar uma série de outros problemas.

Segundo Harley Bueno, representante da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) na Câmara Temática de Assuntos Veiculares, a instalação pode acarretar curto circuito no sistema elétrico, entrada de água ou poeira no sistema de iluminação, desalinhamento do farol e comprometer a luminosidade projetada para o conjunto. No caso dos veículos em garantia de fábrica, a alteração deve ocasionar a perda dessa garantia.

Entretanto ela não é ruim como um todo. Em dias nublados e chuvosos, quando há pouca visibilidade os LEDs melhoram a visualização do carro, além de indicar que ele está ligado. Ainda assim, qualquer alteração que pode trazer mal funcionamento para um dispositivo de segurança pode acarretar em multas, então pense bem antes de instalá-la.

Fonte: Revista Auto Esporte

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado