Universo Tuning #125

O túnel secreto de testes da IndyCar 

Você já deve saber, mas, para testar a aerodinâmica dos carros, é comum que as equipes utilizem túneis de vento – aquelas estruturas enormes, dotadas de motores gigantescos que fazem ventiladores soprarem a quase 300 km/h.

O problema é que estes complexos não conseguem simular as condições reais de um carro acelerando sobre o asfalto e, assim, não dá para ter resultados 100% confiáveis. O ideal seria usar um túnel de verdade. E foi o que fez Chip Ganassi, um dos maiores empreendedores do automobilismo americano.

A história tem início em 1883 quando dois homens decidiram construir uma ferrovia na Pensilvânia, EUA. Em 1885, com quase tudo pronto, acharam que era uma má ideia e abandonaram tudo! Quase 40 anos depois, o governo decidiu reaproveitar a rota para construir uma rodovia, porém, os túneis eram muito estreitos e prejudicavam o fluxo e a segurança dos motoristas. Então, em 1964, a rota foi desviada e os túneis foram abandonados novamente.

É aí que entra Ganassi e sua empresa, dona de diversas equipes que competem na Nascar e na Indy. Em 2004, conversando com seus engenheiros, surgiu a ideia de encontrar uma pista de pouso ou algo parecido para construir um complexo de testes, mas um túnel já pronto seria o ideal. E Ganassi sabia onde encontrar um, que fosse anônimo.

O túnel foi descoberto em 2006 e os resultados incríveis começaram a ser vistos entre 2008 e 2011. Porem, sua utilização como centro de testes está em risco, pois tanto a Nascar quanto a IndyCar acreditam que seja uma vantagem desleal. :/

Fonte: FlatOut

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado