Universo tuning #97

Sabe porque usamos “cavalos” para medir a potência dos motores?

No começo dos anos 1780, o cientista escocês James Watt criou um novo tipo de máquina a vapor, que usava 75% menos combustível que as máquinas da época. Mesmo sendo superior às demais, Watt precisava encontrar uma maneira de convencer as pessoas a respeito disso.
Na época eram usados cavalos para produzir força, então ele se inspirou na ideia e começou a comparar os motores ao trabalho desses animais. Depois de vários experimentos, ele descobriu que um cavalo consegue produzir aproximadamente 32.400 pés-libra (14.696 kgf) em 60 segundos. Assim surgiu a nova medida que foi chamada de “horsepower” (ou cavalo de força) e equivalia a 33.000 pés-libra por minuto. Posteriormente o horsepower foi convertido para Watt, em homenagem a James, chegando à equivalência 1 hp = 745,7 W ou 0,745 kW.
Atualmente, os fabricantes americanos, canadenses e britânicos usam o horsepowerimperial, enquanto o resto do mundo usa o horsepower métrico ou o quilowatt (kW). Para evitar confusões, o Sistema Internacional de Unidades adotou o Watt como unidade de medida de potência de motores, e por isso a maioria dos fabricantes divulga as informações em kW nos lançamentos internacionais.

Fonte: FlatOut

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado