Universo tuning #89

Carro elétrico made in Rio Grande do Sul.
Após uma viagem à Italia e visitas à fábricas de carros em 2009, o empresário gaúcho João Alfredo Dresch resolveu criar o seu próprio modelo elétrico.

Com a ajuda de um amigo engenheiro e um mecânico, o JAD, como foi batizado, com as iniciais do nome do empresário, custou cerca de R$ 40 mil e ficou pronto em 11 meses e meio, com pouco mais de um metro de largura e menos de dois metros de comprimento.

Para criar o carro, o empresário construiu um molde de papelão, depois outro de madeira, que foi revestido de fibra e ganhou estrutura de aço. Ao fim, o JAD ficou pronto com farolete de moto, espelho de caminhão (cortado ao meio), bancos de uma Meriva capotada revestidos em couro vermelho e branco, sem maçanetas, com controle remoto para abrir, trancar e fechar vidros (para dificultar furtos), e 14 baterias de jet ski, carregáveis em qualquer tomada 110V ou 220V. Duas horas conectado na tomada rendem duas horas de passeio nas ruas.

Já aprovado pelo Detran, o JAD tem as vantagens que qualquer carro elétrico tem: não polui, é isento de IPVA e tem baixo custo de rodagem, cerca de R$ 0,10 por quilômetro.


Ficha técnica
Tamanho: 1,20 metro de altura, 1,05 metro de largura e 1,95 metro de comprimento.
Peso: 295 quilos.
Capacidade: duas pessoas.
Motor: elétrico, tem rolamento especial de 5 cv.
Velocidade máxima: 70km/h.
Equipamentos: cinto de segurança, freio a disco nas quatro rodas, extintor de incêndio, freio de mão, estepe e carregador de bateria para tomadas convencionais 110V ou 220V.
Bateria: 14 baterias de gel, com vida útil de até cinco anos.
Autonomia: após duas horas carregando, o carro anda por duas horas.
Especificidades: não é automático e não tem marcha, tem apenas freio e acelerador. A ré é acionada por um botão que inverte a polaridade do motor.
Custo de rodagem: cerca de R$ 0,10 por quilômetro (valor gasto com energia elétrica).

Fonte: Zero Hora

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