Universo Tuning #53

Crash Test
Você já deve ter lido por aí que determinado carro teve ótimo desempenho no Crash Test e que outro obteve poucas estrelas no resultado da batida.
Mas você sabe do que se trata este teste? E como funciona?

O Crash Test é um teste que simula situações do cotidiano, como colisões contra muros, árvores e outros carros, e avalia o desempenho de cada automóvel no momento da colisão. Tudo em nome da segurança dos motoristas e passageiros, e da responsabilidade das montadoras, para que elas nos ofereçam veículos com o mínimo de garantia no caso de um acidente, que não pôde ser evitado.

A resistência da estrutura, a eficácia dos airbags, bem como o que acontece com o motorista, e passageiros (incluindo crianças no banco de trás), na hora da batida estão entre as características mais importantes e que merecem uma atenção redobrada no momento do teste.

No Brasil, ainda não existe nenhum instituto especializado em realizar essa prática, e a previsão é que somente em 2015 seja construído um centro de segurança pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), na cidade de Duque de Caxias (RJ).

Confira o vídeo (em inglês) divulgado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) que explica como funcionam alguns de seus testes, sobretudo os de impacto frontal com 40% do carro atingido (moderate overlap) e 25% do carro atingido (small overlap).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado