A real potência do sistema de som – Parte I

De nada adianta usar amplificadores de alta potência se não conseguimos fornecer a alimentação adequada para tal. A partir desta afirmação, pode-se concluir facilmente que a real potência que pode ser reproduzida por um sistema de som está diretamente relacionada à alimentação do sistema, seja através de baterias, alternadores, fontes de tensão ou geradores e de acordo com a necessidade e aplicação.
No post de hoje e também na publicação de amanhã, iremos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre a potência do sistema de som!

Como identificar o consumo do sistema?
Pode-ser dizer que um amplificador que possui um fusível de 80 A, consome esta corrente (quando na potência nominal) por hora, ou seja, pode-se dizer que o consume será de 80 Ah. Se no sistema tivermos um consumo de 320 Ah (4 x 80 Ah). Algumas pessoas acreditam que ao adicionar quatro baterias em paralelo, o problema estaria resolvido. Como se sabe, uma bateria fornece energia de acordo com sua especificação (45 Ah, 70 Ah, etc.), porém com o passar do tempo e em função do consumo, a tensão da mesma diminui, e para que continue alimentando o sistema, ela precisa ser recarregada.
É claro que, para alguns estilos de música, as baterias do sistema irão manter a sua carga por mais tempo, enquanto que para outros estilos, a carga será consumida mais rapidamente. O maior consumo de corrente acontece ao reproduzirmos frequências graves (subgrave e médio grave – faixa compreendida entre 20 Hz e 250 Hz), portanto músicas dos estilos Rap, Funk, R&P, entre outros, tendem a consumir uma maneira mais rápida a energia armazenada pela bateria, diferentemente de música nos estilos Forró, Sertanejo, Heavy Metal e MPB, onde o grave não é enfatizado.

Como deve ser um sistema ideal?
A bateria deve ser testada com carga. Baterias com tensões de trabalho abaixo de 11,5 Volts devem ser descartadas, a bateria do tipo estacionária apresenta tensão em repouso próximo de 13,0 Volts e de trabalho em torno dos 12,0 Volts, sendo as que têm maior rendimento.
Não se deve esquecer de utilizar fusíveis entre os positivos das baterias, tanto nas dianteiras quanto nas traseiras. Procurar sempre colocar as baterias próximas aos amplificadores, pois os cabos possuem características indutivas e fazem a tensão baixar. Já houve casos de cabos de grande bitola fornecerem apenas 9,0 Volts de tensão ao amplificador em regime de máxima potência.
Um bom sistema de som para seu carro necessita de uma alimentação adequada. A alimentação original é para suprir apenas as necessidades elétricas do veículo.

Fique ligado no blog que amanhã tem mais algumas dicas para você deixar seu som em perfeita potência!

4 resposta para A real potência do sistema de som – Parte I

  1. aracelly diz ():

    gostaria de saber que módulo de potência comprar, para o meu som que estou montando, tenho 4 Woofer Eros E312LC 12 Polegadas 400w Rms Pancadão Bobina Simples , Super Tweeter Hinor Hst600 Trinyum 300w Rms, 3 2 drives selenium Jbl D250 200w Rms Trio Fenólico? Ou melhor o que preciso comprar para que ele toque bem no carnaval? Agradeço desde já a atenção dispensada.

    • hinor diz ():

      Olá,
      Para os 2 drivers e os dois super tweeters você pode usar um amplificador que tenha dois canais de 4 ohms com 400W rms por canal e reproduza até 20Khz. (:
      Precisando, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  2. GENNILSON MARQUES diz ():

    NO MEU SISTEMA DE SOM , UTILIZO 3 AMPLIFICADORES / 1 DE 3500W RMS COM FUSILVEL DE 150, / 1 DE 2000W RMS COM 2 DE 50, / E OUTRO DE 500W RMS COM 2 DE 30, , /// NA ALIMENTAÇÃO EU USO UMA BATERIA DE 150 AMPERES E UMA FONTE DE 150 , COMO POSSO MELHORAR O MEU SISTEMA????

    • hinor diz ():

      Olá, Gennilson!
      A sua dúvida está em relação a melhorias no sistema de energia (baterias e fontes) ou no sistema de áudio aumentando a potência do mesmo?
      Aguardamos seu retorno.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado