Universo Tuning #17

Vai viajar? Então fica ligado nas nossas 10 dicas para uma viagem perfeita!
Verão, férias, praia e curtição… É assim que a gente imagina nosso final de ano. E pra evitar qualquer tipo de imprevisto que possa estragar esse período tão esperado, o Universo Tuning de hoje é especial. Confira as 10 dicas indispensáveis que a Hinor selecionou para você curtir sua viagem relaxado, do início ao fim. Se liga:

1. Verifique o nível de água
Antes de viajar, verifique se o reservatório do sistema de refrigeração do motor está no nível recomendado. Se estiver abaixo da marcação, está na hora de completar com mais água.

2. Combustível
Antes de pegar a rodovia, esteja certo de que o tanque está cheio (ou possui o suficiente para a sua viagem). Ficar na mão no meio do caminho não é legal! Se o motor do seu carro for flex, o ideal é abastecer com gasolina, que embora seja mais cara, tem um rendimento maior e reduz o número de paradas para abastecer. Com menos paradas, você chega mais rápido ao seu destino.

3. Óleo
Verifique o nível de óleo do carro e se for necessário, complete. Nunca utilize o carro com o óleo vencido, isso pode causar sérios danos ao motor.

4. Pneus
Verifique o estado de todos os pneus, inclusive o estepe. O ideal é fazer a calibragem, alinhamento e balanceamento, e aproveitar para checar o triângulo, o macaco e as chaves de roda.

5. Freios
É muito importante verificar o nível do fluído de freio no compartimento do motor. Caso precise, complete até o nível recomendado e siga as especificações do manual do veículo.

6. Extintor de incêndio
Além de render multas, o extintor vencido perde totalmente sua utilidade. Emergências acontecem quando menos se espera, por isso, esteja atento a este item de segurança obrigatório.

7. Luzes
Viajar durante a noite ou de madrugada pode ser bem mais tranquilo no que se diz respeito ao trânsito. Mas requer atenção redobrada: cheque as lâmpadas dos faróis, das luzes dos freios e das setas de direção. Em caso de neblina, diminua a velocidade e acenda os faróis baixos e os de neblina. Nessas condições, nunca utilize o farol alto, pois diminuirá ainda mais a visibilidade.

8. Bagagens
Todo mundo sabe que dirigir um carro com muito peso não é nem um pouco indicado. Durante uma viagem, então, é pior ainda, pois além de consumir mais combustível, um carro sobrecarregado significa maior distância de frenagem.

9. Documentos
Antes de pegar estrada confira se você está com todos os documentos em dia, e em mãos: carteira de motorista, documento do veículo, seu RG, IPVA, licenciamento, etc.

10. Responsabilidade
Dos 10 itens citados, este é um dos mais importantes e que jamais deve ser deixado de lado. Sabemos que a maioria dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas que não respeitam a sinalização e as leis de trânsito. Obedeça os limites de velocidade, mantenha uma distância segura em relação ao veículo da frente e esteja sempre atento ao trânsito. E claro, se beber jamais dirija.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado