Alto-falantes que liberam cheiro de queimado

Por que os alto-falantes, quando novos, liberam um cheiro de queimado durante as primeiras horas de trabalho? Isto é normal?

Como se sabe, todo alto-falante é formado por um conjunto móvel (composto por bobina, cone e centragem) e um conjunto magnético (composto por um imã permanente, arruelas e polo). Esta bobina integrante do conjunto móvel é formada a partir de um fio enrolado sobre um corpo, e este fio é isolado por um verniz que cobre sua camada superior. O cheiro de “queimado” característica de produtos novos é resultante do aquecimento deste verniz em suas primeiras horas de uso até que o mesmo, uma vez que atinja a temperatura nominal de trabalho (quando o alto-falante estiver na potência nominal) permaneça operando nestas condições por cerca de duas horas. Uma vez que esta situação ocorra o verniz não mais liberará este cheiro, pois já terá atingido sua temperatura de trabalho (é como se este verniz precisasse ser cozido primeiramente).

Assim sendo, é possível concluir que este cheiro não é prejudicial ao mesmo, desde que este cheiro desapareça com o tempo de forma gradativa e sempre deve-se manter um controle visual da operação do amplificador, monitorando-se o LED Clip (LED que indica se o nível de sinal que está sendo aplicado sobre o alto-falante está saturado) do mesmo, uma vez que o sinal saturado também resultará num aquecimento muito rápido do fio da bobina, podendo resultar na queima do mesmo independente do odor liberado.

Caso alguma dúvida persistir, deixe sua pergunte abaixo, ou entre em contato conosco!

26 resposta para Alto-falantes que liberam cheiro de queimado

  1. Daniel diz ():

    Coloquei no meu carro um trio 1 auto falante de 12 e 2 corneta e um modulo Power two, mas ja queimei 2 auto falante quando aumento um pouco o volume, pq isso ocorre?

  2. rafael diz ():

    tenhu 2 tornados 5000 e taramps 5000 a 2 ohms ligado todos + juntos e tds – juntos no módulo ! ta fedendo muito qndo almenta ja tocou hrs e hrs e na para de feder , tem bateria de 150 nova + a 100 do carro cabo de + de 70 mm , mais qndo aumenta muito fede

    • hinor diz ():

      Olá, Rafael!
      Como esses falantes não são confeccionados pela Hinor, não temos como fornecer essas respostas. O ideal seria questionar o fabricante do produto.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  3. andeson diz ():

    comprei 2 eros de 15 polegada 500rms e um modulo a1000digital com treis dia um alto falante queimo minha bateria é só a do carro msm de 40ah sera que tem perigo de o outro queima agradeço a opinião

    • hinor diz ():

      Olá, Anderson!
      Como não produzimos esse produto, infelizmente, não temos como passar infromações sobre o mesmo.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  4. CLERISTON diz ():

    OLÁ BOM DIA. EU TENHO 2 TORNADO DE 15 E 5000 E 2 SNAKE DE 10 FAZ 1 MEIS QUE COMPREI E QUANDO LIGOU NO VOLUME MAIS AUTO FEDE A QUEIMADO, SENDO QUE TENHO UMA FONTE USINA DE 120 E UMA BATERIA DE GEL. UM MODULO SAUDI DIGITAL DE 5000 E UM TARAMPES DE 1500. DEVE MUDAR ALGUMA COISA OU É NORAMAL ISSO? AGRADEÇO DESDE JA pela resposta

    • hinor diz ():

      Olá, Cleriston!
      Como estes falantes não são fabricados pela Hinor, não temos como passar maiores informações sobre o produto.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  5. Iran Michel diz ():

    boa tarde, eu estava tocando meus tornados de 5000 e saiu fumaça de dentro da caixa, desliguei e eu meus fizemos teste e deixamos esfriar ele e depois botamos a tocar de novo. a principio ele nao queimou tocou bem de novo dessa vez eu cuidei o clipe do modulo, mas sera que meu alto falante vai ser prejudicado com o tempo ou nao vai acontecer nada? por que ela ta tocando bem ainda. obrigado

    • hinor diz ():

      Olá, Iran!
      Como este falante não é fabricado pela Hinor não temos como passar nenhuma informação, pois não temos conhecimento da peça.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  6. Tarcisio nascimento diz ():

    Desmonte meu alto falantes minha bobina esta com cheiro de queimado e toda desenrola além de muito preta na base .

    • hinor diz ():

      Olá, Tarcisio!
      Qual alto falante você tem?

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  7. Mateus de Mello diz ():

    Olá,

    Poderiam me ajudar?

    Tenho 2 selenium tornado de 1100rms cada sendo empurrados por uma TA3500 2ohm, sem que o led clipe acenda os falantes cheiram a resina muito forte com o som um pouco alto. O que posso fazer?

    • Mateus de Mello diz ():

      Lembrando que uso uma bateria de 100ah e outra de 60ah no cofre

    • hinor diz ():

      Olá, Mateus!
      Por não sermos fabricantes desses produtos, não temos como responder por eles, o ideal é que você entre em contato com os fabricantes.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  8. fabio de j ferreira diz ():

    tenho2 selenim de 15 matador e esta saindo um cheiro de queimado esta deligando o modulo delas queria saber se é a bateria que é insufisiente tenho só a bateria original do carro mas tenho fonte tambem ?

    • hinor diz ():

      Olá, Fabio!
      Esse falante não é fabricado pela Hinor, neste caso não temos como passar nenhuma informação pois não temos conhecimento da peça.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  9. Paulo Alexandre diz ():

    Boa tarde

    Tenho dois batstakas de 18″ 1.3k tenho uma bateria de caminhão de 150ah e uma bateria de 60ah os batstakas estão ligados num modulo banda vx ice 1800 novo gostaria de saber se minha configuração está boa?? e se n estiver se corro o risco de queimar meus altofalantes??? ha são bobinas duplas.

    • hinor diz ():

      Olá, Paulo!
      A alimentação está boa, porém se quiser tocar mais do que uma hora ou parado deverá usar mais uma fonte de 150A/h para continuar alimentando o sistema. Quanto ao amplificador podes tocar com este, mas para tirar o máximo dos alto-falantes sem distorções o ideal é sempre usar um amplificador que dê pelo menos sua potência nominal, que seria em torno de 2600W rms. Existem amplificadores inclusive com esta potência chamadas de 2k6. Com amplificador menor o cuidado deve ser maior, pois ao extrair o máximo de potência podes acabar danificando o sistema por distorção de sinal.
      Precisando, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  10. vicente diz ():

    olá. tenho um fone de 12” que queimou. ainda existe a possibilidade de recupera-lo ou so comprando outro? obrigado!

    • hinor diz ():

      Olá, Vicente!
      Existem muitos modelos que temos o reparo, nos informe o modelo que você utiliza que poderemos ver se o reparo para este produto ainda existe em linha. (:
      Aguardamos seu retorno.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  11. weslley diz ():

    amigo tenho 2 E-18 Strike Bass 4.5 K e estou usando uma stetson 6k5 (6500 rms) e no primeiro dia que eu usei mais ou menos duas horas de som senti um cheiro de queimado quando eu olhei tava saindo uma fumaça de leve do alto falante e desliguei para esfria um pouco e quando eu liguei tava tocando perfeitamente o que vc pode me ajudar??

    • hinor diz ():

      Olá, Weslley!
      Como não somos fabricantes deste falante o ideal é que você entre em contato diretamente com a empresa responsável.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  12. onisko diz ():

    Companheiro arrumei um extreme challenge kit todo novo e original, estava fazendo o clip dele e passou um poquim e ele cheirou a resina (verniz) ele jah começa a se danificar dali em diante ou simplismente eh aquele fator q vc disse, ele simplismente esta dando uma selada no verniz? aguardo obrigado

    • hinor diz ():

      Olá, Onisko!
      Pode ser qualquer um dos casos, se o cheiro persistir deves tomar cuidado pois, provavelmente está sendo danificado. Caso tenha liberado pouco cheiro e continua trabalhando, foi apenas o impacto inicial da temperatura com o verniz.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

  13. alan bruno marques da silva diz ():

    gostaria de tirar uma duvida tenho 2 batstaka 18 polegadas comprei ele usado já de um amigo , hoje quando eu liguei o som saiu um cheiro de queimado do falante achei estranho,o volume estava alto abaixei na hora ,ele esta tocando normal agora o cheiro saiu , poderia me responder por que ocorreu este motivo o alto falante não é novo ja peguei ele usado em bão estado mas aconteceu esse enprevisto.. geralmente ele sai esse cheiro de queimado quando é novo, mas ele não é ele é semi novo aguardo sua resposta obrigado..

    • hinor diz ():

      Fala, Alan!
      Você deve verificar se a alimentação do sistema está correta, ou seja, se tem bateria suficiente para tocar este sistema, caso contrário a distorção irá gerar este cheiro e queimar o alto-falante. Para duas peças do Batstaka terias que ter pelo menos 250A/h de bateria e uma fonte para carregá-la quando estiver parado.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Hinor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado